Furto de cabos deixa mais de cinquenta câmeras de trânsito inoperantes no Rio – Povo na Rua
         

Furto de cabos deixa mais de cinquenta câmeras de trânsito inoperantes no Rio

furto cabos cameras

Mais de 50 câmeras que monitoram o trânsito na cidade do Rio de Janeiro não estavam funcionando na manhã de ontem (25) devido ao roubo de cabos.

De acordo com o Centro de Operações, usuários de drogas cortaram cabos da rede elétrica da Rua Evaristo da Veiga até a Avenida Chile, no Centro, na tarde da última terça-feira (24).

Em função do roubo, câmeras de monitoramento de várias regiões, principalmente na Zona Sul da cidade, estão inoperante.

Em nota, o COR disse que além das câmeras de monitoramento de trânsito, alguns semáforos também foram afetados e estão apagados.

“Por esse motivo, a operação da prefeitura fica limitada. Os técnicos estão trabalhando para realizar o reparo o quanto antes, mas a situação não é nova. Ressaltamos a necessidade do apoio das forças de segurança para evitar que novos furtos aconteçam”, diz a nota.

Desde o dia 17 desse mês, o posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine) em Ipanema, Zona Sul, está fechado por causa do furto de cabos de energia elétrica. O posto fica na Rua Barão da Torre, próximo ao metrô.

Desde então, os usuários que precisam de atendimento para emissão da carteira de trabalho ou dar entrada no seguro desemprego precisam se dirigir a outra unidade.

O posto mais próximo de Ipanema é o da Rocinha, em São Conrado, e fica aberto das 10h às 16h. Os atendimentos no local são realizados somente com agendamento prévio para evitar aglomeração.

Para agendar o atendimento prévio o usuário precisa acessar o site da secretaria de Trabalho e Renda e escolher alguma unidade.

Pacientes sem atendimento

No mês passado, pacientes que precisam marcar consultas no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, enfrentaram dificuldades por causa do roubo de cabos. O problema causa transtornos para pacientes e funcionários da unidade de saúde.

O aposentado Paulo Pereira, que foi submetido a uma cirurgia na próstata para a retirada de câncer, enfrenta obstáculos para agendar as consultas de acompanhamento. Ele precisa passar por uma revisão de rotina a cada três meses.

Também no mês passado, moradores da região ficaram semanas sem telefone e internet por causa do furto de cabos. Imagens de uma câmera de segurança e vídeos gravados por moradores das regiões mostram a ação em plena luz do dia.

Uma pessoa que passava de carro pela Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, chegou a filmar um homem cortando os cabos às 16h30.