Um dia depois de comemorar um ano da conquista da Copa Libertadores de 2019, que para muitos torcedores foi o acontecimento mais épico da história do clube, o Flamengo entra em campo para dar prosseguimento no caminho do tricampeonato do torneio continental. O adversário de hoje, pelas oitavas de final da competição, será o Racing Club, da Argentina, às 21h30, no Estádio Cilindro de Avellaneda, em Buenos Aires. A volta está marcada para a próxima terça-feira, 1º de dezembro, no Maracanã. Quem avançar terá pela frente Internacional ou Boca Juniors.
É claro que time argentino é sempre preocupante, mas a verdade é que o Racing está longe de viver a boa fase de anos atrás. O time está em crise, com o técnico Sebatián Beccacece balançando no cargo após série de quatro derrotas em quatro jogos no Campeonato Argentino após a parada da pandemia. Já pela libertadores foram três vitórias nos quatro jogos após a parada, com classificação em segundo lugar no grupo junto com o líder Nacional (URU), com 15 pontos, o que mostra que a parada não vai ser tão fácil assim.
O Flamengo já está em solo argentino onde fez um treino na tarde de ontem, no Centro de Treinamento do Boca Juniors. No fim de domingo a torcida recebeu uma animada notícia, que somada à vitória do time no sábado e aos tropeços dos times que estão no topo da tabela, fez o fim de semana ser quase perfeito. Filipe Luís e Gabigol foram relacionados, viajaram com o time, e têm grandes chances de estar em campo na noite de hoje.
Rogério Ceni terá Filipe Luís à disposição pela primeira vez. O lateral sofreu contusão na coxa na última partida de Dome, diante do Atlético-MG, no Mineirão. Já Gabigol retorna após também sentir problema muscular na estreia do técnico, diante do São Paulo, há dez dias, quando fez um gol.
A torcida do Flamengo ainda se pergunta quando enfim o zagueiro Rodrigo Caio voltará a atuar, já que a informação era a de que o jogador estava sendo preparado para o jogo de hoje. Mas a realidade é que ele não se recuperou a tempo da lesão na panturrilha e junto com o atacante Pedro, que trata lesão muscular na coxa, está sendo preparado para voltar no jogo de volta contra o Racing na próxima semana. O volante Thiago Maia é outro que segue fora e provavelmente será operado para tratar lesão ligamentar no joelho. Ele não joga mais em 2020.
“Gabriel vai ser relacionado e viaja com a gente. Pedro continua em tratamento. Não sei colocar o prazo exato, mas vem evoluindo e só na semana que vem, quando voltarmos da Argentina, poderemos estipular um prazo mais próximo”, disse Rogério Ceni durante a entrevista coletiva após a vitória sobre o Coritiba por 3 a 1 no último sábado.
Provável time do Flamengo: Diego Alves; Isla, Thuler, Leo Pereira e René; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol (Vitinho)
Provável time do Racing: Arias, Pillud, Sigali, Nery Domínguez, Soto, Mena, Matías Rojas, Miranda, Fértoli, Reniero, Licha López
Sub-17
O Flamengo empatou ontem em 1 a 1 com o Palmeiras no Allianz Parque e garantiu a classificação para a semifinal do Brasileirão Sub-17. O time carioca havia vencido o jogo de ida por 5 a 2, no Rio. Na próxima fase, o adversário será o Athletico-PR.