Com o regulamento embaixo do braço, mas sem esquecer da queda de produção dos últimos dois jogos. Essa frase resume bem o sentimento com o qual o Flamengo entra em campo hoje no Maracanã, às 21h30, contra o Athletico (PR) pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, na quarta-feira passada, o time carioca venceu por 1 a 0 e joga pelo empate. Como não há mais gol qualificado na competição qualquer vitória por um gol de diferença do time paranaense leva a decisão para os pênaltis. E se o Athletico vencer por placares mais elásticos se classifica no tempo normal.
Como se não bastasse a atuação abaixo do esperado no jogo da semana passada, o Flamengo baixou ainda mais o patamar e teve uma atuação pífia no domingo, no Maracanã, contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, no fim de semana. Junto com a derrota de 4 a 1, vieram erros individuais do zagueiro Gustavo Henrique e dois pênaltis perdidos, por Bruno Henrique e Pedro. Somado a isso uma equipe sem criatividade, dependente de lampejos de Everton Ribeiro e Gérson e extremamente frágil defensivamente.
Para o jogo de hoje, Domènec Torrent terá a volta de Willian Arão e Thiago Maia, o que deixa a torcida um pouco mais esperançosa em relação ao sistema de marcação, mas em compensação peças-chaves do time, como Rodrigo Caio, Arrascaeta, Gabriel Barbosa e Diego Ribas continuam fora, sem previsão de ficar à disposição da comissão técnica. Há somente uma possibilidade remota de o atacante figurar no banco de reservas.
Quem pode voltar a ser relacionado, mas sem garantia de que entrará em campo é o atacante Pedro Rocha, que após fazer trabalho de reforço muscular voltou a treinar com o grupo.
As lesões acontecem num momento de transição no departamento médico. Na última semana, o clube concluiu uma reformulação no setor: ao todo, foram integrados três fisioterapeutas, três preparadores físicos e dois médicos. Saíram dois médicos e três fisioterapeutas. De acordo com o clube, o objetivo foi trazer novas ideias.
O Athletico-PR vive uma crise profunda dentro e fora de campo e faz uma forte reformulação política. O técnico Paulo Autori tem uma lista de desfalques: Nikão, Léo Cittadini, Márcio Azevedo, Vitinho, Renato Kayzer, Jorginho, Jonathan, Geuvânio e Lucas Halter.
Renovação
O Flamengo anunciou ontem a renovação do contrato do lateral-direito Matheuzinho. O contrato atual ia até 2022 e o novo vínculo assinado vai até outubro de 2025. A multa rescisória para clubes do exterior foi estipulada em 70 milhões de euros (R$ 471 milhões na cotação atual).
Provável equipe do Flamengo: Hugo Souza; Maurício Isla, Gustavo Henrique (Léo Pereira), Natan, Filipe Luís; Thiago Maia, Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro, Bruno Henrique; Pedro.
Provável escalação do Athletico-PR: Santos; Khellven (Erick), Pedro Henrique (Zé Ivaldo), Thiago Heleno (Felipe Aguilar) e Abner; Wellington (Richard) e Christian (Alvarado); Carlos Eduardo, Lucho (Ravanelli) e Reinaldo; Walter (Bissoli).