Nova Iguaçu: Ex-prefeito Nelson Bornier é condenado por improbidade administrativa – Povo na Rua
         

Nova Iguaçu: Ex-prefeito Nelson Bornier é condenado por improbidade administrativa

bornier condenado

Diana Pires

O ex-prefeito de Nova Iguaçu Nelson Bornier foi condenado na última terça-feira (27) por improbidade administrativa. No processo, o Ministério Público Federal afirma que cerca de onze milhões de reais foram desviados da saúde de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, entre 1998 e 2004.

De acordo com decisão da Justiça Federal, o prejuízo aos cofres públicos ficou comprovado e a pena estipulada para o ex-prefeito foi a devolução de dinheiro, a suspensão dos direitos políticos por oito anos e o pagamento de multa. A sentença foi dada 13 anos depois de o Ministério Público Federal ter entrado com ação civil pública contra Bornier.

A investigação concluiu que o dinheiro era repassado pela prefeitura para hospitais e clínicas conveniadas com o SUS, mas não havia a comprovação dos atendimentos médicos. O esquema já havia sido investigado por uma CPI da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, pelo Tribunal de Contas do Estado e pelo Ministério da Saúde.

Além de Nelson Bornier, o também ex-prefeito Mário Pereira Marques Filho, já morto, o ex-secretário de saúde Jorge Barbosa Mixo, outras duas pessoas, uma empresa e uma clínica também foram condenados. Nelson Bornier nega as acusações e afirma que todos os serviços foram prestados e pagos licitamente. Ele afirmou ainda que vai recorrer da decisão.