Diana Pires
Não é novidade para quem acompanha o futebol carioca, que o Botafogo contratou o auxiliar técnico Fabio Lefundes, de 48 anos, para completar a comissão do time comandado pelo treinador Bruno Lazaroni. Fabio e Lazaroni se conhecem de experiências anteriores no futebol. Lefundes foi preparador físico de Lazaroni, então jogador, em 2000 e 2006. Além disso, estudaram juntos na CBF.
“Bruno foi meu atleta. Fui seu primeiro preparador físico quando se tornou profissional. Trabalhamos juntos em 2000 e 2006. Mais pra frente, na Arábia Saudita, Bruno foi meu adversário. Fizemos juntos a licença A, da CBF e depois fizemos a PRO. Nos últimos anos passamos a nos falar quase que diariamente”, contou.
Sobre receber o convite de Bruno Lazaroni para ser seu auxiliar, Fabio não conteve os elogios e a felicidade. “Fiquei muito feliz com o convite e decidi agarrar a oportunidade. Trabalhar na série A, num clube com a tradição do Botafogo e com um profissional que, além de ser meu amigo, eu admiro muito, percebi que era a combinação perfeita. Agora vamos em busca de resultados, pois confiança e cumplicidade já temos”, afirmou.
“Acredito no trabalho do Bruno e em suas ideias. Tenho certeza que Bruno Lazaroni será um dos grandes nomes de treinadores que o Brasil já teve. Está no DNA (risos). Ele tem uma leitura de jogo avançada. Botafogo é um grande clube e o Bruno um profissional altamente capacitado. Estou aprendendo muita coisa e levando, também, outras que eu já vivi no futebol”, pontuou.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Povo, Lefundes contou que busca sempre estar preparado para os novos desafios que podem surgir em sua vida. Ele retornou ao Brasil em 2019 e, após não renovar com seu antigo clube na China, se preparou fazendo cursos, dando aulas, ministrando palestras até chegar um convite de peso. “Jamais tinha passado pela minha cabeça estar trabalhando na série A, do Campeonato Brasileiro, por mais que eu soubesse que havia possibilidade. Então se eu tivesse feito qualquer plano, as coisas poderiam não ter acontecido desta forma”, disse.
E Lefundes começa hoje a caminhada para um título mais provável, já que o Brasileiro é considerado uma competição mais difícil. O Botafogo enfrenta o Cuiabá, às 21h30, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Estádio Nilton Santos. No Campeonato Brasileiro, o Botafogo hoje ocupa o 16º lugar, com 19 pontos.
“Minha intenção é ajudar o Bruno neste processo de iniciação como treinador principal, sabendo de seu potencial. Entendo a nossa real condição, mas sei que temos ótimos atletas e que é possível conseguir coisas maiores. Vamos em busca de bons resultados, vai ser bom para todo mundo, tanto clube, como comissão técnica e atletas. Mas o que muita gente não sabe é o extenso currículo de Fábio Lefundes que tem passagem por importantes clubes do Oriente Médio e Ásia.
Carreira no Brasil
No Brasil, Lefundes atuou no Bangu A.C. Ficou à frente do futebol feminino do Fluminense F.C., onde atuou como preparador, treinador e coordenador e também passou pelo Olaria, Macaé, Portuguesa, Americano e Madureira.
O brasileiro que ganhou prestígio no mundo asiático.
Catar
Em 2007, chegou ao Al Mesaimeer SC, do Catar.
Arábia Saudita
Em 2008, embarcou rumo ao Al Raed FC, da Arábia Saudita.
Coréia do Sul
De 2011 a 2017, Fabio foi chamado para o Jeonbuk Hyundai Motors, da Coréia do Sul, e já chegou fazendo história no clube como primeiro membro estrangeiro da comissão técnica, em 17 anos de existência do clube.
China
Em 2018 e 2019, atuou pelo Shandong Luneng Taishan FC, da China, onde conquistou a medalha de bronze na Liga.