O Projeto Cinema Presente na Praça levará exibições itinerantes e gratuitas de filmes nacionais a céu aberto para 20 cidades que carecem do acesso ao cinema. Será montado um grande telão de LED de 6 metros, com redução de 75% de energia nas exibições. Cidades como Miracema, Bom Jardim, Tanguá, Arraial do Cabo, entre outras muitas, não possuem salas de cinema. As edições nas praças promovem a experiência do cinema coletivo e a céu aberto ocupando os lugares públicos com cultura social.
O projeto só foi possível graças ao enquadramento no edital da Lei de incentivo do ISS, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e a contemplação no edital 2019 de patrocínio cultural da Enel Distribuidora de Energia. A Enel é a principal distribuidora de energia do Brasil, que no ano de 2019 promoveu o cinema em seu edital com maior acesso de apoio a cultura, patrocinando o Cinema Presente na Praça entre outros grandes projetos, que só conseguiram se viabilizar graças a esse grande parceiro cultural.
A Enel ainda acreditou no projeto de levar cinema a quem não tem acesso com redução de energia e valorizando o meio ambiente. O Cinema Presente se orgulha ainda de possuir o Selo Verde de sustentabilidade. A missão da Enel é transformar vidas. Uma das vias para concretizar a sua missão é por meio da difusão do cinema nacional. O CINEMA PRESENTE ainda conta com outros grandes parceiros em excelência, essenciais para a qualidade do projeto como, a Paris Filmes, maior distribuidora do cinema nacional, e a Elite Led, alta performance em grandes projeções de LED, que foram importantes para a construção deste projeto e alta qualidade garantida.
O Cinema Presente na Praça tem a realização da FG3 Entretenimento e curadoria da Flores & Filmes . “Cada vez mais a experiência do Cinema se torna economicamente inviável, para poucos privilegiados. O cinema dos anos 2000 ficou concentrado nos grandes centros urbanos e dentro de shoppings. Precisamos levar a experiência do Cinema para todos os lugares democratizando o acesso e ocupando os lugares públicos de lazer, a praça é nossa.”, explica Felipe Flores, Curador e Diretor Geral do Cinema Presente.
Seguindo todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, o Cinema Presente na Praça terá 40 sessões a céu aberto de filmes brasileiros, 3 meses de duração, com 20 municípios contemplados. Além disso, o projeto é certificado com o Selo Verde já que opera com baixo consumo consciente de energia e a preocupação com todas as embalagens usadas na execução.