Acabou a espera. A Conmebol sorteou na última sexta-feira os confrontos da próxima fase de suas duas competições continentais: A Taça Libertadores e a Copa Sul-Americana. E elas interessam diretamente aos torcedores de Flamengo e Vasco. Teve muito rubro-negro por aí fazendo figa para o time enfrentar times de menor investimento como Delfín, do Equador ou Guarani do Paraguai ou até mesmo fazer um confronto caseiro com o Athletico (PR).
Mas não teve jeito, com o Flamengo é tudo mais difícil. O rubro-negro enfrentará o Racing da Argentina, um dos times mais fortes do pote de segundo colocados. Para se ter uma ideia da potência do time de Avellaneda, o Racing se classificou na segunda colocação do Grupo F com 15 pontos e saldo de 5 gols positivos. Ficou com um gol positivo a menos que o primeiro colocado, Nacional (URU).
Em termos de comparação o Flamengo se classificou em primeiro em seu grupo com os mesmos 15 pontos e seis gols positivos de saldo. Mas não tem jeito. Quem quer ser campeão não pode escolher adversário, já dizia o profeta do mundo do futebol. Se serve de consolo, o Flamengo decidirá sempre em casa até enfrentar times com melhores campanhas – Palmeiras e Santos.
E o curioso é que se passar pelos argentinos o Flamengo pode ter os exatos mesmos adversários que teve na Libertadores de 2019 nas quartas, semi e final. Isso porque a equipe ficou do mesmo lado da chave que Internacional, adversário das quartas de final do ano passado, Grêmio, adversário da semifinal e River Plate, adversário da grande final de 2019. Será um bom sinal?
O Flamengo joga contra o Racing na Argentina na semana dos dias 24 e 25 de novembro e o jogo de volta acontece na semana seguinte, nos dias 1º e 2 de dezembro. Quem passar do confronto enfrenta o vencedor do jogaço entre Boca Juniors e Internacional.
Confira os outros confrontos da Libertadores.
• Guarani (Paraguai) x Grêmio (Brasil)
• Independiente del Valle (Equador) x Nacional (Uruguai)
• Delfín (Equador) x Palmeiras (Brasil)
• Internacional (Brasil) x Boca Juniors (Argentina)
• Racing (Argentina) x Flamengo (Brasil)
• Libertad (Paraguai) x Jorge Wilstermann (Bolívia)
• Athletico Paranaense (Brasil) x River Plate (Argentina)
• LDU (Equador) x Santos (Brasil)
Já a Sul-Americana, competição que volta a ter jogos na próxima terça-feira, colocará o Vasco na chave 7, contra o Caracas, da Venezuela. Vale lembrar que o cruzmaltino, que se classificou depois de vencer em casa por 1 a 0 e empatar fora por 0 a 0 com o boliviano Oriente Petrolero, é a única equipe carioca que restou na competição.
O outro representante, Fluminense, foi eliminado pelo Unión La Calera, do Chile, com empate em 1 a 1 em casa e em 0 a 0 fora. O Caracas, time venezuelano que enfrentará o Vasco veio da Libertadores, como terceiro colocado do Grupo H. O Vasco começa a decidir o confronto em casa e, se passar, pega o vencedor de Defensa Y Justicia (ARG) e Sportivo Luqueño (PAR). E vale lembrar que o São Paulo, outro time brasileiro que disputa a competição, está no mesmo lado da chave e as equipes podem se enfrentar nas quartas de final. O time paulista jogará contra o Lanús e decidirá em casa. Outra equipe brasileira na competição, o Bahia está na chave 15 e jogará contra o Mélgar, do Peru, fazendo a segunda partida em Salvador
A competição retorna já na próxima terça-feira (27), e três brasileiros estão na disputa. O Vasco enfrenta o Caracas, da Venezuela. O São Paulo pega o Lanús, da Argentina; e o Bahia encara o Melgar, do Peru. Apenas a equipe carioca decidirá fora de casa. Ao todo, são 22 classificados da primeira fase e os outros dez clubes vindos da Copa Libertadores – eliminados na fase de grupos ou nos mata-matas iniciais do torneio.