A Iguá, em parceria com a Firjan SESI, promove o curso profissionalizante de Instalador Hidráulico para mulheres de áreas vulneráveis. A ação visa incentivar o protagonismo feminino nesta função predominantemente masculina e colocar mais mulheres no setor de construção civil. As participantes enxergam no curso uma oportunidade para turbinar o currículo, conseguir um emprego e ter mais autonomia nos consertos de casa.
Andreia Corrêa é bombeira civil e uma das alunas. Para ela, o curso de Instalador Hidráulico chega para somar as suas formações, tornando-a uma profissional completa. Em apenas um serviço, Andreia é capaz de orçar e realizar pinturas, revestimentos, e, em breve, estará apta também para cuidar da parte hidráulica de imóveis residenciais ou comerciais. Além disso, está construindo a própria casa e vai fazer toda a parte hidráulica para se conectar à rede da Iguá, no Parque Dois Irmãos. Sem emprego fixo, no momento Andreia faz pequenos serviços na área e busca uma colocação no mercado
“Com uma formação oferecida por duas organizações respeitadas como Iguá e Firjan, eu tenho certeza de que terei muitas oportunidades futuras. Espero poder colocar tudo que estou aprendendo em prática e mostrar que as mulheres também têm talento para desenvolver a função de instaladora hidráulica”, comenta Andréia.
Com 50 anos, Andrea Campista também vê na formação uma chance de melhorar sua vida profissional e pessoal, com otimismo para o futuro. A estudante tem experiência como vigilante e segurança privada, mas atualmente está desempregada e realiza alguns trabalhos esporádicos. “Esse curso é uma oportunidade real de abrir novas portas”, diz ela, que é mãe de uma menina de 16 anos. Ela resolveu ingressar no curso depois de identificar que em seu bairro há uma escassez de profissionais da área e espera poder prestar serviços para vizinhos na própria comunidade onde vive.
Destaques:
Com o fim do curso, mulheres estarão aptas a realizar instalações prediais e manutenções corretivas e preventivas.
Elas também serão capazes de produzir orçamentos, conhecimento essencial para empreender no setor.
A capacitação confere independência às mulheres na realização dos serviços residenciais, além de proporcionar maior segurança e economia financeira.
Serviço:
Aulas presenciais, no Parque Dois Irmãos (Rua Matusalém, 32 – Curicica)
Evento de formatura: 20/12 – 14h
O curso teve carga horária de 180 horas, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira, para incentivar também a participação de mulheres com filhos em idade escolar.
Bolsa auxílio de 200 reais por mês, por aluna
Quantidade de alunas: 25