Graças a investimentos realizados pelo Terminal Sepetiba Tecon – CSN em obras de dragagem e na bacia de evolução, área de manobra e berços de atracação, o Porto de Itaguaí pode vir a receber mais linhas. É o que diz o superintendente de Gestão Portuária de Itaguaí e Angra dos Reis da CDRJ, Alexandre Neves: “O Terminal Sepetiba Tecon, no Porto de Itaguaí, passa a ter as melhores condições de calado da costa leste da América do Sul e a previsão é de que novas linhas utilizem o terminal e, consequentemente, haja um crescimento na movimentação de contêineres”.
Por causa das novas condições estruturais, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) homologou, junto à Autoridade Marítima, o Instrumento Normativo de Parâmetros Operacionais nº14.001.03, em vigência desde o último dia 11 de setembro.
Esta norma estabelece como manobra regular do Terminal Sepetiba Tecon os navios porta-contêineres com 340m de LOA, 50m de boca e calado de 14,70m, podendo chegar a 15,40m com a utilização de maré. Calado é a designação dada à profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação, em relação à superfície da água e LOA é o comprimento máximo do navio, da popa à proa. Além disso, como manobra especial, o terminal está apto a receber também os meganavios com 367 metros de LOA.