Diana Pires
Um percurso iniciado na Rocinha, na Zona Sul do Rio, seguiu pelo Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, Lapa, no Centro, Complexo do Alemão, Mangueira e Vicente de Carvalho, todos na Zona Norte, além de Santa Cruz, na Zona Oeste. Na Baixada Fluminense, passou por Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias; e Parque Estoril, em Nova Iguaçu, deixando um rastro de solidariedade e parceria.
O trajeto incluiu a quadra da escola de samba Portela, beneficiando moradores do Morro do Cajueiro, Turiaçu, Vaz Lobo e Complexo da Serrinha. Todos estes lugares entraram na rota do programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos Mesa Brasil Sesc RJ, que distribuiu dez mil hambúrgueres a pessoas impactadas economicamente pela pandemia provocada pelo novo coronavírus e pelo isolamento social.
A ação aconteceu em julho e agosto e representou a ampliação do escopo de atuação do Mesa Brasil Sesc RJ, que existe desde 2000 e, antes da Covid-19, distribuía alimentos não perecíveis e in natura a entidades cadastradas.
De 1º de janeiro a 18 de setembro deste ano, o Mesa Brasil Sesc RJ arrecadou 1.562 toneladas de alimentos junto a mais de 330 parceiros doadores. Os donativos foram distribuídos a mais de 375 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de 48 municípios do estado.
“Com o isolamento social, milhares de pessoas perderam suas fontes de renda do dia para a noite, o que nos exigiu agilidade e um esforço redobrado para fazer frente a esse novo cenário. Além de distribuir os alimentos não perecíveis e in natura a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, passamos a preparar e entregar refeições prontas diretamente aos impactados pela crise”, destacou Regina Pinho, diretora regional do Sesc RJ. Desde o começo da pandemia, já são mais de 1.061 toneladas de alimentos arrecadados e que estão sendo destinados àqueles mais impactados pelos efeitos econômicos do isolamento social.
A ação celebrou a parceria entre empresas e instituições para transformar em dez mil sanduíches parte de uma doação de 16 toneladas de carne vegetal recebida pelo programa do Sesc RJ. Produtores rurais de Nova Friburgo também colaboraram doando alface e tomate, enquanto as lanchonetes das unidades Sesc RJ e cozinhas profissionais do Senac RJ forneceram condimentos e bebidas. Já o Prezunic contribuiu com mil refrigerantes.
Além dos hambúrgueres, o programa também entregou 16 mil refeições em comunidades do Grande Rio nas quintas-feiras de junho e julho. A Cruz Vermelha também formou uma parceria com o Sesc RJ, ajudando na distribuição de 10 mil refeições no Jacarezinho e na Clínica da Família Barbara Starfield, em Del Castilho, ambas na Zona Norte, além da comunidade de Nova Sepetiba, na Zona Oeste.
“Este é um momento bastante desafiador para o Sesc RJ e o Mesa Brasil, mas permanecemos firmes e comprometidos com o nosso propósito de levar comida a quem tem fome e de fazer do mundo um lugar melhor para se viver”, destacou a diretora do Sesc RJ.