Profissional da Assistência Social de Volta Redonda supera situação de rua – Povo na Rua
         

Profissional da Assistência Social de Volta Redonda supera situação de rua

Cuidador social, que há nove meses atende usuários no Abrigo Municipal Seu Nadim, conta sua história de superação

Assim como nos versos da música Gratidão, do cantor e compositor Xande de Pilares – “Muita gente me ajudou chegar aqui… Eu sou feliz demais, quando olho pra trás, só consigo sentir, Gratidão…” – o cuidador social Sérgio Ney Gonçalves Ribeiro, 54 anos, que trabalha há nove meses no Abrigo Municipal Seu Nadim, em Volta Redonda, compartilha do mesmo sentimento e se diz grato por todo o apoio e atendimento recebido pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), quando chegou ao município em 2023, além da chance profissional de atuar ajudando pessoas. Ele, que é natural do bairro de Vila Isabel, na capital fluminense, veio para Volta Redonda atrás de oportunidades para mudar de vida.

“Eu tive uma perda muito repentina da minha esposa, fiquei meio perdido, sem chão, larguei tudo, o trabalho, e resolvi sair do Rio de Janeiro. Cismei de ir na rodoviária, olhei e falei: vou para algum lugar. Aí, graças a Deus, Ele me guiou para Volta Redonda”, conta Sérgio, sempre com um semblante sorridente durante conversa no abrigo municipal.

Em Volta Redonda, Sérgio passou por um período em situação de rua, já que tinha vindo apenas com o dinheiro da passagem. Orientado por outra pessoa que estava também nas ruas, ele procurou o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), no Aterrado, que oferece acesso a serviços essenciais como higiene, alimentação, lavanderia e documentos civis.

“Eles ajudam a gente de tudo que é forma. Eu estava sem nada e consegui, de graça, tirar carteira de identidade, carteira de motorista, além de conseguir o Bolsa Família. Aí, com esse dinheirinho, eu aluguei um quarto”, afirma Sérgio, que logo conseguiu um primeiro trabalho para entregar panfletos e, após um período, passou a trabalhar em um posto de gasolina, onde também atua até hoje.

De usuário a funcionário

Entre uma mudança e outra de local para morar, buscando sempre algo melhor para seu conforto, e sobrevivendo com o dinheiro que recebia, um dia Sérgio recebeu uma ligação, informando sobre a vaga para cuidador social no Abrigo Municipal Seu Nadim, que funciona como um serviço social integrado à rede de assistência social da cidade, ofertando abrigo provisório, cidadania, dignidade e a possibilidade de reintegração à sociedade e à família. Sem pestanejar, Sérgio agarrou a nova oportunidade de trabalhar e atualmente atende os abrigados do Seu Nadim durante o período noturno.

“Chego às 18h, cumprimento todos eles, tenho a facilidade de conviver com eles, já que muitos já passaram comigo pela rua. A gente dá o jantar pra eles, os remédios no horário certo, e às 22h a gente dá o chá. Às 4h da manhã, espero o pão chegar. O pessoal de manhã chega às 6h e, quando eu saio, já está tudo certinho para os usuários tomarem o café, e vou embora seguindo a minha caminhada”, detalha Sérgio.

Contribuintes de Rio das Ostras podem pagar tributos com até 10% de desconto em 2025

Os moradores de Rio das Ostras já podem planejar o pagamento dos tributos municipais de 2025 com descontos que chegam a 10%. A Secretaria de Fazenda publicou o Calendário Fiscal para o próximo ano, disponível na edição nº 1739 do Jornal Oficial, no site da Prefeitura (www.riodasostras.rj.gov.br).

Quem optar pela quitação em cota única até o dia 31 de janeiro de 2025 terá um desconto de 10% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), na Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP), na Taxa de Coleta, Remoção e Destinação do Lixo e na Taxa de Fiscalização de Localização, Controle e Vigilância.