Aumento ocorre após a chegada de novos prestadores credenciados para oferecer o exame na cidade
A Prefeitura de Maricá, na região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, ampliou o acesso da população ao diagnóstico precoce do câncer de mama, com o crescimento de mais de 300% na oferta de mamografias no município, passando de 360 para 1.442 por mês, todas agendadas pela Central de Regulação local.
O aumento ocorre após a chegada de novos prestadores credenciados para oferecer o exame na cidade, o que é resultado da implementação do novo índice de pagamento por esses serviços, corrigindo as defasagens da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e com valores mais atrativos aos conveniados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), responsáveis pela iniciativa, ela representa o ”Outubro Rosa”, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero, e possibilita que sejam disponibilizadas 1.082 mamografias nos prestadores credenciados.
Em meio a isso, o mamógrafo do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) segue em operação, com a disponibilização de aproximadamente 360 exames mensalmente no local. As marcações são realizadas pela Central de Regulação de Maricá, seguindo os critérios de classificação de risco do SUS, que prioriza os casos mais graves ou urgentes.
Vale ressaltar que a porta de entrada para os cuidados na rede é a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que atende a sua região de moradia. É possível verificar qual a USF responsável pelo seu bairro no site.
As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, e oferecem atendimento médico e de enfermagem, grupos de prevenção e promoção à saúde com temas diversos, vacinação, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), exame preventivo de colo de útero (Papanicolau), assim como cuidados ligados ao pré-natal, gestação, puerpério e climatério.