Segunda reportagem da série da CBN Rio traz as principais reclamações e sugestões dos moradores para o novo mandato na cidade da Região Metropolitana do Rio, município com o terceiro maior eleitorado do estado do RJ.
Nesta semana, o CBN Rio segue com a série de reportagens nas cidades da Região Metropolitana do Rio e da Baixada Fluminense que já elegeram seus prefeitos no primeiro turno das eleições de 2024. O objetivo é ouvir os moradores sobre os problemas que precisam de solução e os pontos positivos que devem ser mantidos ou aprimorados na próxima gestão, que começa em 1º de janeiro de 2025.
Na quarta-feira (9), a reportagem foi até São Gonçalo, o segundo maior município do Estado do Rio, onde o prefeito Capitão Nelson (PL) foi reeleito com 84,49% dos votos válidos, totalizando 387.917 votos. O segundo colocado, Dimas Gadelha (PT), teve 10,55% dos votos.
Capitão Nelson, que também é ex-policial militar, tem 66 anos e promete dar continuidade aos projetos de infraestrutura, segurança e desenvolvimento da cidade, buscando soluções para os problemas enfrentados pelos moradores.
Catarina Ferreira, mãe de uma menina de 6 anos, ressaltou as dificuldades enfrentadas para conseguir uma vaga escolar. Ela reforçou a necessidade de mais investimentos na educação, mas elogiou a limpeza urbana no centro de São Gonçalo.
“Meu nome é Catarina, tenho uma filha de 6 anos, e eu acho que a educação precisa melhorar, porque foi muito difícil para conseguir vaga para ela no ano retrasado. Ela está nessa escola nova, que é uma escola municipal. Outras colegas minhas passaram por isso com crianças que precisam mudar de escola, porque mudaram de casa. E o que melhorou, acho que a limpeza urbana, principalmente aqui no centro, porque a situação melhorou, e se puder manter, acho que vai ser bom pra cidade.”
Moisés Oliveira, morador do Mutuá, falou sobre os problemas enfrentados no transporte público, sugerindo que a tarifa zero aos domingos seja implementada, para que as famílias tenham mais acesso ao lazer.
“Meu nome é Moisés. Eu acho que a condição de ônibus, horário de ônibus, passagem de ônibus, ônibus aqui é horrível, horário também não bate. Uma ideia boa seria os ônibus de graça, dia de domingo, a Tarifa Zero. Porque que não copia essa ideia da eleição, domingo é de graça? Pelo menos é um domingo pra poder o pessoal ter o lazer, as pessoas que não tem dinheiro de passagem. Pra mim, melhorou a limpeza, o urbanismo.”
Já Ana Paula Ramos, também moradora do Mutuá, destacou as enchentes que atingem algumas ruas no bairro Boaçu. Além disso, ela reconheceu os avanços na saúde, especialmente no pronto-socorro da região, que agora oferece um atendimento mais ágil.
“Meu nome é Ana Paula Ramos. Tem algumas ruas que dão enchente, como na entrada do Boaçú, no Mutuá… Ele ajudou muita coisa, né, na saúde. Que o pronto-socorro era horrível, agora a gente mal chega e é atendido. Precisa ser mantido.”
“Estamos trabalhando e tentando melhorar, a cada dia, em todas as áreas. Pegamos um município com a saúde sucateada, por exemplo. Montamos Hospital do Coração, conseguimos revitalizar e construir 48 unidades de saúde, muitas obras de ampliação e estamos avançando muito”, disse o Capitão Nelson.
A série de reportagens da CBN continua nesta quinta-feira (10) em Nova Iguaçu, onde as demandas dos moradores vão ser ouvidas e comentadas pelo prefeito eleito, Dudu Reina (PP).