Depois de conquistar a classificação para a próxima fase da Libertadores com uma convincente vitória de 4 a 0 sobre o Independiente Del Valle, o Flamengo volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. E tudo leva a crer que o rubro-negro terá a volta de vários dos jogadores que testaram positivo no Equador. A expectativa é que o grupo treine neste sábado no Ninho do Urubu e fique à disposição para a partida de domingo contra o Athletico (PR), no Maracanã, às 16h, pela 13ª rodada do torneio.
O técnico Domènec Torrent também ficará liberado para retomar seu trabalho à beira do campo, mas dependerá de avaliação médica. Os atletas que completaram nesta sexta-feira dez dias de quarentena são Everton Ribeiro, Rodrigo Caio, Léo Pereira, Gustavo Henrique, Mateus Thuler, Arão, Renê, Gabriel Batista, Pepê e Gomes, sendo o último do sub-20.
O protocolo médico da CBF mostra que todos estes jogadores estão liberados para jogar contra o Athletico, após o cumprimento da quarentena de dez dias, desde que estejam assintomáticos. A tendência é de que a comissão técnica repita o critério físico utilizado na partida contra o Independiente del Valle.
No jogo da Libertadores Bruno Henrique, Diego, Isla, Filipe Luís, Vitinho e Michael começaram no banco, já que haviam feito apenas uma atividade leve no campo no período de dez dias. Apenas o lateral Matheuzinho e o zagueiro Noga, por necessidade, foram titulares. O zagueiro foi o único a atuar os 90 minutos e foi muito bem.
É preciso também cuidado com Thiago Maia, Pedro e Pedro Rocha, que são os únicos jogadores do elenco que ainda não foram infectados e nem tiveram nenhum contato com o vírus. Para o duelo com o Athletico neste domingo, Diego Alves ainda é dúvida porque se recupera de um problema no ombro. Gabigol, João Lucas e Pedro Rocha são desfalques por causa de lesão.
O Flamengo está na sexta colocação do campeonato, com 18 pontos em 11 jogos e vem de três vitórias, uma derrota e um empate nos últimos cinco jogos. Já o Athletico está na 11ª colocação, com 14 pontos em 11 jogos. O time paranaense ganhou dois, perdeu dois e empatou um dos últimos 5 jogos.