A vantagem, caso confirmada nas urnas, garantiria vitória em primeiro turno para o atual chefe do Executivo municipal
A Quaest divulgou, na quarta-feira (11), pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana. O levantamento foi encomendado pela Super Rádio Tupi.
No cenário estimulado, quando nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, o atual prefeito Capitão Nelson (PL) lidera com ampla vantagem, registrando 75% das intenções de voto. O segundo colocado é Dimas Gadelha (PT), que obteve 9%. A vantagem, caso confirmada nas urnas, garantiria vitória em primeiro turno para o atual chefe do Executivo municipal.
O candidato Professor Josemar (PSol) figura em terceiro lugar, com 4%. Já Jaqueline Pedroza (Novo) e Viviane Carvalho (Mobiliza) registraram 1% cada. Reginaldo Afonso (PSTU) não pontuou na pesquisa.
A pesquisa também revela que 3% dos eleitores estão indecisos, enquanto 7% declararam a intenção de votar em branco, nulo ou de não comparecer às urnas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, dentro do nível de confiança de 95%.
A Quaest ouviu 702 eleitores entre os dias 6 e 9 de setembro. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-02035/2024.
Capitão Nelson lidera entre homens e mulheres
A pesquisa mostra ainda que Capitão Nelson lidera tanto entre o eleitorado feminino quanto entre o masculino. Ele aparece com 75% das intenções de voto entre as mulheres e 74% entre os homens. Dimas Gadelha é o segundo colocado, com 9% das intenções de voto femininas e 10% entre os homens.
Os demais candidatos apresentam percentuais menores em ambos os grupos. Professor Josemar tem 3% de apoio entre as mulheres e 5% entre os homens, enquanto Jaqueline Pedroza e Viviane Carvalho registram 1% em ambos os segmentos.
A pesquisa também mostra que 4% das mulheres e 3% dos homens estão indecisos, e os percentuais de votos brancos, nulos ou abstenções são de 7% e 6%, respectivamente.
Religião
Capitão Nelson lidera as intenções de voto em todos os grupos religiosos. Entre os eleitores católicos, ele possui 75% das intenções, enquanto entre os evangélicos esse número sobe para 82%. No grupo dos que pertencem a outras religiões, o candidato aparece com 62%, e entre os eleitores que não têm religião, Capitão Nelson tem 68% de apoio.
Dimas Gadelha aparece em segundo lugar, com 6% entre católicos e 7% entre evangélicos. No grupo dos eleitores de outras religiões, Gadelha tem 19% de apoio, enquanto entre os que não possuem religião, ele registra 14%. Professor Josemar e os demais candidatos apresentam percentuais mais baixos em todos os segmentos religiosos analisados.
A pesquisa também mostra que o percentual de indecisos varia de 3% a 5%, dependendo do grupo, e os votos brancos, nulos ou abstenções variam de 1% a 11%