Jovem de Japeri é premiado em exposição de artes na República Tcheca – Povo na Rua

Jovem de Japeri é premiado em exposição de artes na República Tcheca

Aluno do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, em Japeri, Heitor Marinho competiu com 12 mil obras de 81 países e ficou entre os 50 melhores do mundo

Heitor Marinho, de apenas 16 anos, colocou Japeri no mapa internacional ao ser premiado na prestigiada Exposição Internacional Infantil de Belas Artes (ICEFA Lidice) de 2024, realizada na República Tcheca. O jovem artista, que é autista, enfrentou diversos desafios ao longo de sua vida, e essa conquista representa não apenas um reconhecimento artístico, mas também um triunfo pessoal e emocional.

A obra de Heitor, intitulada “Caravana Brasileira”, destacou-se entre as 12 mil obras de 81 países, sendo selecionada para o grupo dos 50 melhores do mundo e recebendo uma Menção Honrosa. As obras foram avaliadas por um painel de professores de arte e artistas visuais, que reconheceram a profundidade emocional e a originalidade do trabalho de Heitor, aluno do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, em Japeri.

A ICEFA Lidice, que em 2024 celebrou o 50º aniversário da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural Mundial, é uma plataforma global que reúne jovens talentos de 4 a 16 anos. O evento é conhecido por sua história, homenageando as crianças da vila tcheca de Lidice, vítimas da Segunda Guerra Mundial. Hoje, a exposição se expandiu e se tornou um dos mais importantes concursos de arte infantil do mundo.

Emocionado com o reconhecimento internacional, Heitor atribui sua conquista não apenas ao seu talento, mas também ao apoio constante que recebeu de sua família e de sua professora. “Agradeço muito aos meus pais e à minha grande amiga e professora, Peter Jean Cohen! A todos que me acompanharam e acreditaram em mim. Àqueles que me criticaram, desejo felicidade e bastante tempo de vida para que continuem me vendo crescer!”, disse.

Com uma sensibilidade aguçada, Heitor também deixou uma mensagem inspiradora para outros jovens: “Nunca deixem que os desafios da cor ou da sexualidade sejam barreiras para seus sonhos. Todos nós somos capazes de fazer coisas incríveis, cada um à sua maneira”.