O presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Barbante, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, foi preso na manhã de terça-feira (27), na Vila Joaniza, também na Ilha, segundo a Polícia Militar, quando operava um drone para vigiar a posição de PMs e informar para traficantes da favela.
De acordo com a PM, equipe do 17º BPM (Ilha do Governador) faziam uma operação na comunidade, para evitar disputas do Comando Vermelho, retirar barricadas e desobstruir vias e recuperar carros roubados e clonados.
Durante a operação, os PMs receberam uma denúncia e descobriram que José Carlos de Souza dos Santos, de 36 anos, havia montado uma central de TV para monitorar a presença da PM e de criminosos rivais.
No momento da prisão, o líder comunitário estava em uma laje manuseando o equipamento e informando para os bandidos a posição dos agentes. Ele foi preso em flagrante.
No momento que ele era colocado na viatura, para ser levado para a 21ª DP (Bonsucesso), houve confusão.
Ainda na operação, os militares encontraram em um ponto da comunidade uma casa que armazenava drogas, artefatos explosivos e material para fabricação das bombas.