O Festival, que tem a missão de celebrar e popularizar o documentário brasileiro em curta-metragem, acontece gratuitamente, dos dias 05 a 15 de setembro, de forma híbrida.
As sessões presenciais serão realizadas diariamente, às 19h, no Estação Botafogo, no Rio de Janeiro. Todos os filmes serão exibidos online e presencialmente.
O festival competitivo exibirá 40 documentários brasileiros de até 30 minutos, dos anos de 2023/24. Destes, 5 filmes sairão vencedores: 3 escolhidos pelo público e 2 pelo júri. Este ano, 45% dos filmes contam com mulheres na direção.
A Sinédoque terá eventos ao vivo diariamente no seu canal de YouTube (https://m.youtube.com/@ sinedoquefestival/streams?sub_ confirmation=1) sempre às 15h. Serão debates com os realizadores, mediados pelos jurados: Lucas Rossi, Patrícia Machado e Luciana Bezerra.
A Sinédoque acontecerá dos dias 05 a 15 de setembro e para assistir é só acessar www.sinedoque.com.br e seguir no Instagram @sinedoquefestival. A programação ficará disponível no site para todo o Brasil ao longo dos dez dias de festival.
“A expectativa é cativar o público que curte documentários e cinema brasileiro independente. Vamos exibir filmes que praticamente não estão disponíveis em nenhum streaming ou sala de cinema. É uma ótima oportunidade para ir ao cinema, de graça e interagir com os realizadores”, explica Lucas Vasconcellos, diretor e idealizador do projeto.