Faetec apresenta projetos inovadores e sustentáveis no terceiro dia da Rio Innovation Week – Povo na Rua
         

Faetec apresenta projetos inovadores e sustentáveis no terceiro dia da Rio Innovation Week

A Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, chega ao seu quarto e último dia, e a Faetec marcou presença com seu estande localizado no Armazém 4. Centenas de visitantes passaram pelo espaço, conhecendo de perto os projetos inovadores desenvolvidos pelos alunos da rede, orientados por professores das unidades de Ensino Técnico e Superior.

No penúltimo dia do evento, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, esteve presente em um bate-papo, abordando o tema “Varejo 5.0”, destacando as transformações no mercado de varejo. No mesmo dia, a presidente da Faetec, Caroline Alves, fez parte da conversa sobre “Inovação em Ação: Liderança e Empreendedorismo Feminino”, acompanhada das empreendedoras Aline Sun, Carolina Cavenaghi e Luciana Medeiros.

Caroline Alves enfatizou a importância da liderança feminina: “É fundamental termos mulheres em cargos de liderança, impulsionando o mercado. Na Faetec, oferecemos espaço e oportunidades para mulheres empreendedoras que desejam iniciar sua jornada com nossos cursos profissionalizantes, que são uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho”, destacou a presidente.

Mais de dez projetos desenvolvidos por alunos da Faetec foram apresentados, abordando temas como sustentabilidade, informática e inteligência artificial. Entre as unidades participantes estavam as Escolas Técnicas Estaduais Amaury Cesar Vieira, em Volta Redonda; Visconde de Mauá, na capital do Estado; e Henrique Lage, em Niterói. Além das Faeterjs Barra Mansa e Rio.

Entre os diversos projetos, a “Bengala Inteligente”, desenvolvida por cinco alunos da ETE Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, foi um dos grandes destaques. O protótipo inclui um circuito eletrônico que auxilia pessoas com deficiência visual a se locomoverem com mais segurança. Ao detectar um obstáculo, o dispositivo emite um alerta para o usuário.

“Criamos esse projeto com o propósito de melhorar a autonomia de pessoas com deficiência visual, tanto jovens quanto idosos. É uma grande responsabilidade apresentar nosso trabalho em um evento desse porte, mas estamos confiantes de que fizemos um bom papel”, afirmou o aluno Daniel Paulino.

Hoje (16), diversos outros projetos serão exibidos, todos criados com o uso de tecnologia, pensados para atingir objetivos sustentáveis e de cunho social.