Queijo bom tem selo arte
Sem nenhuma intenção de gracinha com o trocadilho, o governo do estado do Rio de Janeiro está com a faca e o queijo nas mãos para valorizar a produção artesanal da iguaria. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou na quinta-feira o projeto de lei 893/19 que trata da regulamentação da legislação federal sobre a produção e comercialização de queijos artesanais no estado do Rio.
A medida determina que os produtos feitos artesanalmente no estado tenham o selo com a indicação “arte”, o que possibilitará a comercialização para outros estados e a exportação. A lei deve adequar o processo de fiscalização dos produtos alimentício de origem animal e dar ao estado a responsabilidade de identificar as variedades e delimitar as regiões produtoras para as devidas certificações.
O texto ainda prevê que o Poder Executivo apoie o desenvolvimento tecnológico e pesquisas; crie o regulamento dos tipos de queijos artesanais e preste assistência aos produtores. A proposta seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
Sanduba de tradição no Opus
Apesar do dia a dia estar voltando ao normal no Centro do Rio aquela realidade de formigueiro de antes da pandemia ainda está distante, já que muitas empresas e unidades de órgãos do governo ainda estão com funcionários em home office. Aí surge aquele questionamento. Como ficam os restaurantes da região, cuja a operação depende somente de quem trabalha por lá?
Nós conversamos com o pessoal do Boteco Opus, que teve que ficar fechado durante 102 dias durante a pandemia. Agora, de portas abertas, tentam se recuperar encarando o desafio de um movimento menor. A história de 52 anos da casa é completamente ligada ao tradicional sanduíche de pernil, com 50 anos de fama, mas outros sandubas fazem sucesso. A casa voltou a fazer entrega pelo Ifood e pelo contato do próprio restaurante, portanto não é preciso nem ir até o local para consumir as delícias. O instagram é @opusrio.
Uhu Nova Iguaçu!
Alô, pessoal de Nova Iguaçu! Vamos dar uma dica para vocês. Tem novidade no cardápio da unidade Stadium Steakhouse da cidade. Para quem não conhece a casa, trata-se de uma rede de restaurantes temáticos que fazem aquele tripé de sucesso: Comida boa, bebida gelada e esportes.
Pois bem! Vamos ao que interessa. A unidade Nova Iguaçu do Stadium Steakhouse está com três novas opções de hambúrgueres com fritas em seu cardápio. Para harmonizar com os sanduíches vale a pena a pedida do chopp zero grau. O instagram é @stadiumsteakhouseni.
Ainda é tempo de fundue
O frio intenso passou, mas tem noite mais fresquinha que ainda pede um jantarzinho diferente, não é?! Que tal um fundue? Nossa dica é o Hansl, restaurante especializado em comida austríaca e suíça, que fica no Joá, na Zona Oeste do Rio Com a experiência de quem está com portas abertas desde 1967, o restaurante une comida de qualidade com ambiente super familiar e uma vista maravilhosa. Uma boa pedida é harmonizar o fundue com um dos rótulos da bela carta de vinho do lugar. O instagram é @ hansl_restaurante
Nordestino arretado no uptown
Um dos caminhos para vencer a crise da pandemia no setor de bares e restaurantes é inovar e surpreender a clientela, ainda que colocando a calculadora ao lado para não gastar muito nas ações.
E inovação é o que está rolando lá no Armazém Nordestino, no Uptown, na Barra da Tijuca. Não precisamos nem explicar a especialidade da casa, mas o que viemos te contar aqui é o seguinte.
Com as portas fechadas por causa da pandemia a casa resolveu incrementar seu sistema de delivery que já existia e criou outros canais de vendas para fisgar pela boca os moradores dos diversos condomínios localizados nos arredores do shopping Uptown. Além disso, eles estão preparando um novo cardápio que deverá ser lançado na segunda quinzena do próximo mês. Arretados, não?! Mar calmo não faz bom marinheiro! O instagram é @oarmazemnordestino.
Salmão vegetal no pão de açúcar
É por intermédio da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) (@asserjsupermercados) que chega para a coluna uma notícia super bacana para o pessoal que gosta de produtos plant based. Este nicho de mercado segue ganhando novos players que inovam com opções super saborosas e que deixam a proteína animal de lado.
A novidade da segunda metade deste mês é a chegada do 1º salmão plant-based do país, que chega às prateleiras do Pão de Açúcar (@paodeacucar) em uma parceria com a foodtech brasileira The New Butchers (@thenewbutchers)
, especializada no segmento e que já comercializa outros produtos nas lojas da rede. A posta de “salmão vegetal” batizada de “New Fish”, é feito com proteína de ervilha e extrato natural de páprica. Não contém soja ou qualquer outro alergênico. A versão vegetal ainda é rica em Ômega 3, adicionado a partir de algas marinhas.