A construção do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada), corredor expresso de São Gonçalo, está ganhando forma e alguns trechos já estão sendo utilizados pela população. O corredor viário terá 18 quilômetros de extensão, passando por 13 bairros, 32 estações de embarque e desembarque, além de áreas verdes e de convivência e ciclovia ao longo de todo o trecho. O investimento do Governo do Estado na obra é de mais de R$ 287 milhões e a previsão de entrega é em 2025.
No trecho 2, entre os bairros do Porto Velho e Camarão, moradores já visualizam a diferença e utilizam a ciclovia e a via urbanizada para a prática de exercícios. A rua Jaime Figueiredo recebe, diariamente, frequentadores que passeiam pelo local, caminhando, correndo, ou passeando pelas novas instalações.
– Aqui ficou bem legal. Sempre que posso trago minha afilhada para andar com o carrinho dela aqui. Melhorou porque está mais movimentada e a gente pode usar de fato um espaço para a prática de exercícios – disse Jefferson Gama, que mora na região e usa o local para caminhar.
Também utilizando a estrutura, estavam Pedro Gomes e Cristiane Filgueiras, mãe e filho. A dupla já fazia o uso do espaço antes, e foi só elogios com as melhorias.
– Sempre que podemos a gente vem para correr ou caminhar. Ficou muito bom mesmo, comemora.
– Ainda temos muito trabalho pela frente. Ainda serão realizados os serviços de sinalização e iluminação, mas a população de São Gonçalo já está sentindo e tendo uma noção de como o MUVI vai funcionar. As vias antes eram degradadas e agora são mais utilizadas pela população – disse o secretário das Cidades, Douglas Ruas.
Fotos: Rafaela Cassiano / Secretaria das Cidades