Resistência sob o sol e a chuva, nado sincronizado na multidão, saltos no refrão da música preferida, maratona entre palcos. Assim como atletas de alta performance, os fãs de festivais – fantletas, como são chamados por Budweiser -, treinam para dançar horas seguidas e competir pelo melhor lugar diante de seus ídolos. É esse paralelo entre o mundo esportivo e o público dos shows que Bud, a cerveja patrocinadora dos maiores festivais de música do planeta, revela agora.
O novo filme da marca foi produzido pelos escritórios de São Paulo e Nova York da Wieden&Kennedy, agência global de Bud. A comunicação traz uma série de imagens reais de festivais pelo mundo, repletos de fãs em situações que lembram esportes olímpicos metaforicamente – tudo ao som de We Are The Champions, clássico da banda Queen, e um dos maiores sucessos musicais de todos os tempos. Essa é a primeira ação de uma campanha global que promete, este ano, várias surpresas para os fantletas do mundo inteiro.
“Budweiser é a cerveja que está por trás da música e sempre busca uma forma de homenagear os fãs que se esforçam, e até fazem sacrifícios, para irem a festivais mostrar a paixão por seus ídolos. Para a marca, essas pessoas são verdadeiros atletas praticando seu esporte preferido, que é se divertir e se emocionar nos shows”, diz Mariana Santos, diretora de Budweiser no Brasil.
O pontapé inicial da campanha foi feito em março, durante o Lollapalooza, em São Paulo, quando o influenciador Fernando Medeiros foi convocado como técnico dos “fãtletas”. Durante o festival, o ex-BBB e hoje comentarista de basquete ensinou os fãs a se prepararem para modalidades como “100 metros rasos até o palco”, “escalada de barricada” e “levantamento de amigo”.
“Budweiser é sinônimo de música. Há décadas, é a cerveja oficial dos maiores festivais do mundo. Com os Jogos Olímpicos chegando, queríamos homenagear um tipo diferente de atleta – aqueles que mantêm a chama da música acesa: os fãs. Porque, quando você para para olhar, ser fã também é um esporte de alta performance”, segundo Alexandre Giampaoli e Humberto Cunha, diretores criativos globais da Wieden +Kennedy para Budweiser.
A estratégia 360 contempla além do filme, mídia exterior, impresso e digital. A campanha inclui sua própria equipe de fantletas, que ganhou uniformes exclusivos em parceria com a PACE, uma marca brasileira que mistura streetwear e roupas esportivas. O conjunto é composto por camisas, calças, shorts e uma jaqueta. Eles são especialmente projetados para suportar uma maratona de shows: joelhos reforçados para deslizar na lama, acolchoamento nos ombros para carregar outros fãs, bolsos térmicos para manter a Bud sempre gelada, um zíper com abridor de garrafas e material à prova d’água em caso de chuva.
Veja o filme Fanthletics, de Bud, aqui.