Arte nas Escolas: Elite Tijuca transforma corredores em galeria e atrai 200 visitantes – Povo na Rua
         

Arte nas Escolas: Elite Tijuca transforma corredores em galeria e atrai 200 visitantes

A arte, há muito tempo, tem sido reconhecida como parte essencial da experiência educacional. Quando aliada ao cronograma escolar, é capaz de desenvolver habilidades como criatividade, expressão, autoconfiança, disciplina, sensibilidade, comunicação e empatia, essenciais para colaborar com a saúde mental dos alunos. O Elite Tijuca reuniu os trabalhos artísticos realizados pelos alunos em uma exposição nos corredores da escola, transformando o espaço em uma verdadeira galeria e atraindo 200 visitantes da comunidade local.

O projeto Vernissage é aplicado em todas as suas unidades espalhadas pelo país e incentiva a criação de trabalhos artísticos durante o período letivo. Com o tema “Ecos surreais: uma viagem literária pelo meio ambiente” e, em diálogo com os livros paradidáticos do primeiro semestre, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental foram estimulados a criar belíssimas obras. O objetivo era conscientizar as futuras gerações sobre a importância de cuidar do meio ambiente, inspirando os alunos a explorarem as profundezas da imaginação e refletirem a beleza do mundo.

Para Adriano de Farias dos Santos, diretor do Elite Unidade Tijuca, o projeto Vernissage valoriza a expressão artística e os inúmeros benefícios que a arte traz para o crescimento pessoal e intelectual. “Conseguimos não só despertar o talento artístico em nossas crianças, mas também promover uma consciência ecológica fundamental. Os resultados podem ser facilmente percebidos, os alunos estão mais motivados e inspirados a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades”, afirma.

Além das obras produzidas pelos alunos, o evento também contou com um quadro interativo, no qual todos os participantes puderam registrar sua marca, criando uma árvore da vida colaborativa.