Que Búzios tem movimento o ano inteiro, já sabemos há tempos. Mas a noite de sábado, 15, na Orla Bardot, um dos pontos turísticos do balneário mais famoso do Brasil, foi agitada e especial. Por lá, mais precisamente no restaurante Juscelino, que o empresário Augusto Pompa comemorou seus 50 anos cercado de amigos, momentos memoráveis, descontração, música e muitas boas surpresas. O local não foi uma escolha aleatória. Pompa e sua esposa, Milene Copello, são donos do espaço de alta gastronomia, que tem se destacado entre os amantes da boa cozinha desde o início de 2022, quando foi lançado. Frutos do mar são os ingredientes de pratos sofisticados, que fazem parte do diferenciado cardápio, assinado pela chef baiana Giselle da Silva.
Há 18 anos, Pompa escolheu Búzios para ser sua casa. O Brasil é seu DNA. Nasceu no Ceará, é baiano de coração e, agora, oficialmente cidadão fluminense. O título, inclusive, foi anunciado e concedido a ele, durante a noite de comemoração. Essa foi apenas uma das surpresas. O deputado estadual, Thiago Gagliasso (PL-RJ), foi o responsável pela condecoração. Foi dele a missão de entregar a Augusto a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). A autoria do prêmio é dividida por Thiago e seu colega de plenário, Wellington José (PODEMOS). A Tiradentes é destinada a premiar pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à causa pública do estado do Rio de Janeiro. Sua contribuição certamente se tornou marcante para o Rio de Janeiro, ao escolher o amplo casarão à beira da Praia dos Ossos, para ser seu restaurante. Nos anos 50 e 60, o espaço serviu como casa de veraneio do ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek (1902-1976). De frente para o local – e também para o mar – sua imagem está eternizada em uma escultura, que tem sorriso no rosto e um semblante leve e feliz, bem parecido com o das pessoas que circulam por ali.
Pompa transformou o casarão em mais um ponto turístico buziano. Manteve o charme da arquitetura colonial – a construção é do século XVIII – e características originais como a varanda, o salão e até a suíte onde JK se hospedava, quando passava temporadas em Búzios. Além da medalha, Thiago concedeu à bem preservada construção onde hoje funciona o restaurante, o título de Patrimônio Cultural e Material do Estado do Rio de Janeiro. O momento de condecorações ganhou ainda mais força, quando o deputado federal Daniel da Costa Freitas (PL-SC) entregou a comenda federal da Ordem do Mérito Empreendedor JK. Ela premia personalidades dos mais diversos segmentos que encarnam o “espírito de Juscelino Kubitschek”, isto é: serem exemplos de empreendedorismo, sensíveis ao desenvolvimento sustentável e que se destacam pelas suas qualidades como dignidade, caráter e civismo.
A celebração era por conta das cinco décadas do empresário, mas ganhou ares de noite para ser guardada na memória. Amigo de Augusto, Raul Gazolla abriu os discursos da noite e logo anunciou que, em breve, estreará em nova função: apresentador. Com direção do conceituado e competente Ignácio Coqueiro, responsável pelo comando de novelas como “A Viagem” e “Mulheres de Areia” e programas como o “Caldeirão do Huck”, (exibidos pela TV Globo) e “Xuxa Meneghel” (TV Record), o “Gazolla – Em Foco” terá Búzios como cenário principal e contará com o apoio de Augusto, que ofereceu o restaurante Juscelino para servir sempre como ponto de partida de cada episódio. “Vamos mostrar as muitas possibilidades que Búzios pode oferecer a quem quiser conhecer melhor essa encantadora cidade. Praias, hotéis, trilhas, recantos escondidos, gastronomia de qualidade e muito mais”, adiantou o ator. “Sempre teremos um convidado conhecido do grande público. Sem entrar na vida pessoal dele, não é essa a nossa vontade. A ideia é ser leve e mostrar o que temos de melhor em Búzios para todo o Brasil”, diz Ignácio, animado com a nova empreitada. As gravações terão início em julho e os convites de nomes para participação no programa já estão sendo feitos.
Emocionado, antes de agradecer todo aquele momento especial, Augusto chamou ao palco sua esposa, Milene e sua filha, a pequena Sophia, de nove anos.. “Esse título não significaria nada, se eu não carregasse uma representatividade fraterna de amor por essas duas pessoas que, para mim, são as verdadeiras essências da vida”, declarou. Ele ainda revelou aos presentes um sonho quase que premonitório, tido há alguns anos. “Sonhei que comprava essa casa”, disse, com cara de feliz e realizado.
Além das condecorações e do lançamento do programa, a noite dos 50 anos de Augusto Pompa também contou com momentos de muita gargalhada. Dentre os convidados, o ator e humorista Nelson Freitas, amigo de longa data do aniversariante, subiu ao palco e mostrou toda a sua verve cômica, para narrar as dores e as delícias de quem chega aos 50. Freitas disse ter vasto conhecimento de causa. Afinal, na identidade estão anotados 61 anos muito bem vividos. Também estiveram na festa, o ator Kadu Moliterno e a esposa, a fisiculturista Cristianne Rodriguez e o humorista Paulo Cintura. Autoridades como Marco Navega, presidente da CONDETUR-RJ, Neilton Ribeiro, diretor-presidente do SICOOB no Estado do Rio de Janeiro, vereadores e secretários municipais de diversas cidades do Rio de Janeiro, amigos e amigas de Augusto – fossem de longa data ou de pouco tempo, dali de perto ou de outros cantos do país – fizeram questão de comparecer na celebração.
Grande atração da noite, o show da dupla João Lucas & Marcelo, foi o ápice da animação nos festejos. Conhecidos no Brasil todo, eles são donos de hits como “Louca, Louquinha”, “Joga o Copo Pro Alto” e “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha”, eternizada na trilha sonora da novela “Avenida Brasil”, da TV Globo. Já era madrugada de domingo, quando a dupla encerrou o show e passou o bastão para a DJ Lud Prado que, como de costume, colocou todo mundo para dançar!
Búzios pode comemorar: além de ser a cidade onde tem um mais um patrimônio cultural e material do Estado do Rio de Janeiro, o lugar também é a casa de um novo comendador!