O Centro de Tratamento para a Covid-19 de Magé está com 11 pacientes internados, sendo cinco em estado grave. A unidade completou cinco meses de funcionamento na última quinta-feira (17), após ser criada em caráter de emergência para atender aos pacientes afetados pela pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o diretor da unidade, Junior Reis, “o perfil dos pacientes que têm chegado para internação é de 40 a 60 anos. Dos internados atualmente, três são idosos. Mas são pacientes que apresentam comorbidades como diabetes e hipertensão”, alerta.
“Sabemos que é muito difícil enfrentar essa quarentena, mas quem convive ou faz parte do grupo de risco, precisa e deve seguir com rigor as medidas preventivas e sair de casa quando tiver necessidade”, destaca a secretária de Saúde, Carine Tavares.
Os hospital de campanha mageense registrou 118 altas, sendo 53 de pacientes idosos que superaram a doença. O Centro de Tratamento para a Covid-19 é uma unidade de retaguarda da rede municipal de Magé, instalada em tempo recorde com recursos próprios. “Lembro eu, que antes do primeiro caso suspeito registrado em Magé, instalamos um gabinete de crise na Saúde e adotamos as primeiras medidas emergenciais para aquisição de insumos e equipamentos.
E o Centro de Covid foi a primeira decisão para compor nossa rede hospitalar porque precisávamos estar preparados para atender nossos cidadãos em nossa cidade, já que a pandemia afetava de forma tão pesada outros países e com crescimento progressivo na capital”, detalhou o prefeito Rafael Tubarão.