Chegou a hora! A partir desta quarta (29) até o dia 2/6, o Brasil corre para o Rio, suas belezas naturais e vocação para o esporte, cultura e diversão, com recorde de participantes: serão 45 mil inscritos na 22ª edição da Maratona do Rio, em cinco distâncias diferentes.
Os 5k serão disputados no dia 30/5, com largada às 16h. No sábado, dia 1º, a meia-maratona começa às 6h. Já no domingo, dia 2, a maratona terá início às 5h e os 10k, às 8h30. E tem sempre os mais resistentes que correm o Desafio Cidade Maravilhosa (21k + 42k).
Ao todo, 81% dos corredores são de fora do Rio de Janeiro e representando todos os estados brasileiros, afirmando a Maratona do Rio, o maior Festival de Corridas de Rua da América Latina, como um evento internacional, plural e diverso.
Mais que isso, um evento com igualdade de gêneros: três das cinco categorias (5k – 58,23%, 10k – 62,19% e 21k – 52,56%) têm maioria de mulheres. No total, elas representam 48% dos inscritos.
E ainda tem um relevante impacto financeiro: com 35 marcas envolvidas, a Maratona do Rio promete impulsionar R$ 355 milhões e 2,8 mil empregos diretos e indiretos no estado.
“A exuberância natural, a mobilização da cidade e do poder público e as atrações artísticas ampliam a experiência dos participantes”, acredita Jued Andari, diretor de Esportes da Dream Factory, uma das organizadoras da Maratona.
“Se contarmos os acompanhantes dos corredores, chegamos a 120 mil pessoas vivendo a Maratona do Rio”, salienta João Traven, fundador da Maratona e sócio da Spiridon, a outra organizadora do evento.
“Muito feliz de promovermos novamente a Maratona do Rio, que comprova a nossa vocação de realizar grandes eventos na cidade. Tenho certeza que as corridas serão um sucesso com muita animação, transpiração e segurança!”, afirma o secretário de Esportes do Município do Rio, Guilherme Schleder.
Metrô de graça na volta
Os corredores poderão voltar para suas casas e hotéis pegando o metrô de graça na estação Glória. Para isso, basta estar vestido com a camiseta da Maratona e pedir a liberação na catraca para um funcionário do Metrô Rio.
Os horários para usar esse benefício serão os seguintes: na quinta-feira (30/05), a partir das 17h; e no sábado (01º/06) e domingo (02/06), a partir das 8h.
Mudanças no percurso
Para dar mais fluidez às provas e mais conforto aos corredores, os percursos de três das quatro distâncias passaram por melhorias. Apenas os 10k mantêm o mesmo traçado de 2023.
A Maratona, por exemplo, mudou nos primeiros 15 quilômetros na parte do Centro do Rio e o início do novo traçado é em grande parte o mesmo da Maratona Olímpica em 2016.
Já a Meia Maratona teve a sua largada deslocada da esquina com a Rua Bartolomeu Mitre, no Leblon, para o Jardin de Alah, para comportar e dar mais conforto ao grande número de inscritos.
Os 5k ganharam um trajeto completamente novo, muito largo e rápido, todo entre o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Praça Cuatemoc, no Flamengo.
Camisetas e medalhas
Os modelos de camisetas da adidas trazem cartões postais da cidade como pano de fundo e estão alinhados com o conceito de sustentabilidade ambiental.
Feitas com pelo menos 70% de material reciclado, ajudam a diminuir o desperdício e a dependência de recursos não-renováveis. Além disso, mantêm a sensação de frescor do início ao fim do treino, já que o tecido aeroready antitranspirante ajuda a manter a pele seca. Os detalhes refletivos aumentam a visibilidade em corridas antes do nascer do sol ou depois do pôr do sol.
Quem for encarar o Desafio Cidade Maravilhosa, que consiste em correr a prova de 21k no sábado (1º/6) e a de 42k no domingo (2/6), terá duas camisas diferentes: a de 21k, com manga, na cor rosa, e a de 42k, sem manga, na cor laranja. Essa camiseta regata é novidade e foi um pedido dos corredores atendido pela organização.
Completando a paleta de cores do maior festival de corridas de rua da América Latina, aqueles que vão desafiar os 42k usarão a cor laranja. Nos 21k, a camiseta será vermelha, a dos 10k (2/6) é azul e a dos 5k (30/5), roxa.
As medalhas das provas de 5k, 10k e 21k serão na cor prata. Já as medalhas dos 42k e do Desafio Cidade Maravilhosa terão as cores dourada e cobre.
Além do esporte
Consolidada como um importante evento do calendário carioca, a Maratona do Rio vai além do esporte e oferece uma ampla programação cultural. É a Maratona com Arte, com exposições e shows.
Um dos maiores símbolos da Maratona do Rio são os tênis gigantes. Representando o modelo Adizero Adios Pro 3, da adidas, eles foram pintados pelos artistas Davi Baltar, Ju Angelino, Criz Silva, Lolly e Rafael Doria.
Eles poderão ser apreciados na Casa Maratona, no Village e no Bosque, que ficam na Marina da Glória. É na Marina também onde está localizado o palco Maratona com Arte, que vai receber muitos nomes de peso da nossa música, em shows gratuitos e abertos ao público. Confira a programação: a Orquestra Circônica, que fará três apresentações: quarta (29), ao meio-dia; quinta (30), às 9h; e sexta (31), também às 9h, animando a retirada dos kits.
No palco Maratona com Arte, montado na esplanada da Marina da Glória, se apresentarão na quinta (30) o projeto Favela Brass, às 16h30; e o DJ Marlboro, às 17h. No sábado (1º), é a vez da Bateria Polivalente Atlética Idomed, às 8h30; do bloco Chora me Liga, às 10h; e o Sesc promove o show da banda Samba que Elas Querem, ao meio-dia.
No domingo (2), o ex-Barão Vermelho Rodrigo Santos toca às 8h30 e o Sesc traz também o Bangalafumenga, com participação especialíssima de Sandra de Sá, quebra tudo a partir das 10h30.