Considerado um dos períodos de alta demanda no segmento logístico, o Dia das Mães é celebrado anualmente no segundo domingo de maio no Brasil. Tida como uma das datas mais importantes para a indústria, o comércio e, consequentemente, para a logística, a celebração ganhou um significado especial, conquistando mais força e visibilidade ano após ano.
Inclusive, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), neste ano, o Dia das Mães atingirá um faturamento de mais de R$ 7 bilhões nas vendas do e-commerce, representando um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.
Logo, para cumprir as expectativas dos clientes neste período é necessário considerar uma série de aspectos como rotas eficientes, indicadores-chave de desempenho, cadeia logística otimizada, entre outros.
Pensando nisso, Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, scale-up e partner tecnológico que otimiza os processos logísticos de frotas líderes no mercado da América Latina, elencou abaixo estratégias para garantir entregas pontuais. Confira:
Planejamento e Antecipação – Em média, 70% dos consumidores iniciam suas buscas 15 dias antes de períodos de alta demanda, segundo um levantamento da Making Science. Neste sentido, antes mesmo do início do pico de vendas do Dia das Mães, o e-commerce deve se preparar para os potenciais compradores explorarem suas ofertas e despertem interesse.
Além disso, é preciso estabelecer um planejamento detalhado e determinar, previamente, o papel de todas as áreas envolvidas no processo. “Isso inclui desde o tipo de veículo a ser utilizado, como será feito o embale, o processo de separação de acordo com volume e prioridade, bem como quais serão os métodos para reduzir os tempos de distribuição, afinal considerar a entrega de três a cinco dias úteis como rápida se tornou coisa do passado. Hoje, o consumidor quer receber a encomenda tão rapidamente quanto a mensagem do valor descontado de seu cartão de crédito”, destaca Loyola.
Controle de Inventário – É crucial dispor da capacidade de estoque prevista, a fim de possuir produtos suficientes para atender à demanda dos clientes. “Faça uma estimativa do aumento nas vendas que espera, com o intuito de ter clareza sobre o que precisa solicitar aos fornecedores ou as ações que deve empreender se for responsável pela produção dos produtos”, pontua Alvaro.
Cadeia logística otimizada – É essencial dimensionar as despesas fixas, avaliar as variáveis e restrições de cada rota, além de possuir conhecimento profundo dos prazos. Isto facilitará a organização dos processos operacionais de forma mais produtiva e com melhor custo-benefício.
Loyola ainda reforça o potencial do planejamento de rotas eficientes. “Considere as características do trajeto, identificando restrições e possíveis taxas, a exemplo dos pedágios. Caso haja entregas similares e coletas que possam ser realizadas na mesma região, também é possível otimizar o uso dos veículos, a fim de acomodar de forma mais inteligente as mercadorias”, complementa o executivo.
Tecnologia – A velocidade das entregas exige um sistema inteligente, que inclui visibilidade e rastreamento de pacotes em tempo real, notificações ao cliente sobre o trajeto de sua compra na última milha e, ainda, estabeleça uma melhor comunicação entre sua frota, os fornecedores e todos os envolvidos no processo.
“Proporcione uma experiência de compra mais fácil e ágil, capaz de mostrar ao cliente que a empresa se preocupa com ele, desde a escolha do produto, até a chegada na casa do mesmo. E, não se esqueça, os prazos de entrega se tornaram parte estratégica na conversão e retenção de clientes”, conclui Loyola.