Shopping Grande Rio participa da campanha nacional de sensibilização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Povo na Rua
         

Shopping Grande Rio participa da campanha nacional de sensibilização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Shopping Grande Rio se une à campanha Abril Azul, da ALLOS, com o lançamento da cartilha “Inclusão: palavra que toca o coração”, criada para ampliar a visibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta iniciativa nacional visa desafiar estereótipos e fomentar uma reflexão consciente e empática sobre a diversidade da condição, que pode variar de formas leves a severas. Embora o autismo possa ser identificado precocemente, o diagnóstico profissional geralmente ocorre entre os quatro e cinco anos de idade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente uma em cada 160 crianças no mundo é diagnosticada com TEA.

 

Ao longo de todo o mês de abril, a fachada do Shopping Grande Rio será iluminada em azul, em apoio ao Mês de Conscientização do Autismo. Para promover a inclusão, o Shopping realiza diversas iniciativas e ações para receber esse público. Os clientes podem retirar gratuitamente a 1ª cartilha Inclusão – Palavra que toca o coração, feita pela ALLOS no Espaço Cliente do Shopping Grande Rio. No dia 13/04, das 15h às 19h, acontece o Evento de Adoção Pets, uma oportunidade não só de levar para casa um novo amigo peludo, mas também de promover o bem-estar e a inclusão. No dia 14 de abril (domingo) acontece o 1º Festival de Judô Inclusivo a partir das 11h próximo à Portaria A. A iniciativa visa promover a integração de pessoas com autismo e suas famílias, contando com o apoio da APAE e do Centro de Treinamento Jefferson Carvalho Fight Team.

 

Entre os dias 19 e 21 de abril, o shopping também receberá uma loja dedicada à venda de produtos voltados ao Universo TEA (Transtorno do Espectro Autista), localizada próxima ao Museu do Graffiti. Vale ressaltar que 20% da renda obtida durante o período será revertida para o tratamento de crianças com Autismo da ONG Anjos de Asas no Mundo Azul, reforçando o compromisso do shopping com o respeito às diferenças. Como parte de seus esforços contínuos para proporcionar uma experiência acolhedora e inclusiva, o Shopping Grande Rio oferece uma série de facilidades especiais para seus visitantes. Isso inclui vagas exclusivas no estacionamento, kits sensoriais para crianças com sensibilidade sensorial, empréstimo de abafadores de ruídos, cordão girassol para identificação rápida de pessoas com autismo, além de treinamento inclusivo para funcionários.

 

“Acreditamos que podemos fazer a diferença na vida das pessoas, promovendo a consciência, o cuidado e ações concretas todos os dias. Reafirmamos o nosso compromisso em promover a inclusão e a compreensão sobre o autismo, criando um ambiente acolhedor no shopping, onde recebemos a todos com respeito e amor”, diz Monica Freitas, Gerente de Marketing do Shopping Grande Rio.

 

Sobre a cartilha “Inclusão: palavra que toca o coração”

 

A cartilha apresenta os personagens Theo e Jade, inspirados em crianças com TEA. O material ilustra uma história de inclusão passada em um shopping, evidenciando o quanto o acolhimento é essencial na busca pela igualdade. A ação convida o público a olhar as singularidades de cada pessoa com compreensão e respeito.

 

“Para contribuirmos com uma sociedade mais inclusiva, queremos fortalecer o tema e por isso levamos o Abril Azul para os nossos shoppings. Além da campanha, também incentivamos que os shoppings complementem os serviços do Espaço Cliente, oferecendo ao público kits sensoriais para quem precisa. “, conceitua Ana Paula Niemeyer, Diretora de Marketing da ALLOS. 

 

A cartilha estará disponível gratuitamente para download no site do Shopping Grande Rio e para distribuição na área de atendimento ao cliente. Confira a programação completa em https://shoppinggranderio.com.br/ou @shopgrio