O Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Centro, recebe, do dia 15 a 23/03 a exposição “Pode Sonhar – Mapa Sonoro”, resultado da imersão artística de 12 jovens talentosos das zonas norte e oeste do Rio. A instalação oferece uma experiência única com seis faixas sonoras, proporcionando uma atmosfera íntima e envolvente.
O trabalho é resultado de um laboratório criativo realizado com os artistas da periferia, em 2023, na Pavuna, Zona Norte. Durante dois meses, o grupo participou de experimentações corporais e sonoras, leituras, jogos cênicos e dinâmicas de sensibilização e improviso, que serviram de estímulos para que narrassem seus sonhos.
“Falar em voz alta sobre algo que meu corpo desenvolve enquanto não estou consciente tem me levado para um lugar muito criativo. Também estou muito mais interessado nos sonhos de outras pessoas. O ato de sonhar coloca todo mundo em pé de igualdade, né?” declara o morador de Realengo, Kaio Phelipe, de 26 anos.
A oficina resultou em 700 minutos, pouco mais de 11 horas, de áudios narrados pelos jovens durante o aprendizado. O material foi editado, resumido para uma hora e transformado na exposição. O projeto foi inaugurado na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, ficou duas semanas na Casa Agência, na Glória e agora tem sua última parada no Hélio Oiticica.
A exposição conta com estrutura minimalista, acessibilidade e visitas guiadas. O projeto Pode Sonhar teve incentivo do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
SERVIÇO:
-
Exposição Pode Sonhar – Mapa Sonoro
-
Gratuito | Classificação 12 anos
DATAS
15 a 23/03 – Centro Cultural Helio Oiticica, Centro
-
Todos os dias, das 10h às 18h, exceto domingos.
-
Endereço: Rua Luís de Camões, Prç. Tiradentes, 68, Rio de Janeiro – RJ, 20051-020