A educação socioemocional tem ganhado cada vez mais importância dentro da comunidade escolar. Ela permite que os estudantes trabalhem a inteligência emocional, desenvolvendo habilidades como autoconhecimento, autorregulação e a empatia, aspectos fundamentais para lidar com os desafios de todas as etapas da vida. De tão relevante, o tema ganhou, em 2020, o Sel Day – movimento global que procura valorizar e divulgar a educação socioemocional e que, neste ano, será comemorado no dia 8 de março.
Líder em educação socioemocional e presente em mais de 600 escolas no país, o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) apoia o movimento pelo quarto ano consecutivo e, desta vez, para dar ainda mais visibilidade ao tema, lançou a campanha Sel Day com LIV, voltada para professores, gestores e famílias.
A campanha reúne, além de material de apoio, uma série de vídeos com relatos de membros da comunidade escolar de instituições de ensino parceiras, que falam sobre como a educação socioemocional transformou suas vidas. Todos os conteúdos, que serão liberados semanalmente, podem ser acessados de forma gratuita no link https://digitaliv.com.br/SelDaycomLIV .
O primeiro vídeo da série aborda o tema “Qual a importância de um lugar seguro para falar sobre sentimentos?”. O foco é mostrar como nomear as emoções e criar um ambiente seguro de fala e escuta são medidas essenciais para que criança e adolescente consigam se desenvolver emocionalmente.
Já o segundo vídeo vai falar sobre como recursos lúdicos, como os personagens criados pelo LIV que fazem parte do material voltado para as escolas parceiras, ajudam as crianças a identificar e verbalizar seus sentimentos, possibilitando o letramento emocional.
Por último, a campanha vai apresentar relatos de uma escola parceira que, após a adoção da educação socioemocional, percebeu a evolução dos estudantes em vários aspectos, incluindo as de performance acadêmica.
”Nem sempre é o aluno com nota alta que consegue aprovação. Outros que nem eram tão bons no primeiro e segundo ano acabam passando no primeiro vestibular para medicina. O que os diferencia, então, se tiveram a mesma base, os mesmos professores? A escola começou a perceber que era o emocional”, diz Armando Chafik, vice-diretor do Centro de Ensino Charles Darwin, em Vitória, no Espírito Santo.
Renata Ishida, gerente pedagógica do LIV, reforça que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais é um aprendizado para toda a vida, que vai muito além de resultados de vestibular. Além de impulsionar a aprendizagem escolar, elas auxiliam nas relações interpessoais, na resolução de conflitos, na saúde e em outros aspectos.
“Quando pensamos na entrada e na permanência no mercado de trabalho, esses pontos são fundamentais. Criatividade para construir caminhos e resolver problemas, curiosidade para continuar buscando conhecimentos e novas estratégias, colaboração e comunicação para o trabalho em equipe com eficiência e potência são práticas muito importantes”, afirma Renata.