Por: Cristiano Costa Amendoim – Jornalista MTB 0042693 | RJ
As piadinhas surgem, e a Porto da Pedra quebra com muito trabalho os burburinhos que não a levará a lugar nenhum. Grandiosa, a escola foi de encontro com seu potencial histórico e fez um ensaio marcante e mostrou-se pronta para buscar um espaço entre as seis finalistas.
O “Lunário Perpétuo, A profética o Saber Popular”, é o enredo que a Porto da Pedra trará para a sapucaí em busca da permanência e do finco histórico após alguns anos no acesso do carnaval carioca. O tema assinada pelo professor, Mauro Quintaes, que tem sua legenda escrita com temas com conteúdos educacionais, voltado para o livro que dá origem a plástica do tema, que vai na ocasião, trazer riquezas que prometem dignificar as notas máximas feitas dentro de casa, prover um tema nota dez cercado por histórias lúdicas e reais.
O domingo do dia 07 de Janeiro, foi marcado pelo encontro de duas escola que abrirá os desfiles do grupo especial, mostraram o impacto que podem causar no desfile oficial, a Porto que abrirá o dia 11, domingo, e a Mocidade que abrirá a segunda, 12, eliminaram comentários duvidosos e mostraram que a posição não traz incômodo quando o pavilhão tem história, tradição e muito profissionalismo.
Confira o vídeo com a explanação do enredo com o carnavalesco Mauro Quintaes:
A Porto da Pedra, presidida por Fabricio Montebelo, tem Tati Minerato como rainha de bateria, que é comandada pelo mestre Pablo. Uma das baterias mais conceituadas do Rio, pelo peso tradicional, forte no quesito de retomadas e naipes que transparecem com originalidade devido as afinações compactas, foi pleno no casamento com Wantuir de Oliveira, que orquestrou o carro de som, nas vozes que alimentaram um samba que tem muitas oscilações melódicas e letras de narrativas bem elaboradas, que foi de encontro com a comunidade que correspondeu, levando na batida, na dança, no pé, o que o povo de São Gonçalo tem de melhor, sua garra e muita confiança para atravessar a ponte e mostrar que o lado de lá tem gente feliz, que sobrepõe do amor ao Tigre.
O casal formado por Denadir Garcia que estreia na vermelho e branco de São Gonçalo, ela que teve passagens pela Mocidade, Unidos da Tijuca entre outras, é par do cria da escola, Rodrigo França, quem defende e sabe as entrelinhas de como angariar as notas máximas e o enquadramento do círculo para atingir a plenitude no dia oficial, que mostraram na noite deste domingo 07 de Janeiro, um entrosamento que já tranquiliza toda diretoria e deixa o casal confiante para ajudar o tigre a conquistar uma posição garbosa nesse seu retorno ao grupo especial.
A comissão de frente veio de encontro bem sincronizada sob o comando de júnior Scapin, a comunidade que cantou forte, veio em massa mostrar a potência.