Flexibilizar ou restringir? Baixada Fluminense vive dilema na retomada – Povo na Rua
         

Flexibilizar ou restringir? Baixada Fluminense vive dilema na retomada

covid na baixada fluminense

Diana Pires

O coronavírus já deixou 2.681 mortos e registrou 37.904 casos, somente na Baixada Fluminense. A região tem municípios em estágios diferentes de contágio pela covid-19. Dentre as 10 cidades mais atingidas pelo vírus, três ficam na região: Duque de Caxias está em 4º lugar (8.236), Belford Roxo em 5ª colocação (7.794) e Nova Iguaçu ocupa a 8ª posição no ranking estadual (5.490). Embora ampliação das restrições na região não é unanimidade assim como a flexibilização também não, dessa forma, as ações de enfrentamento à pandemia variam de acordo com a cidade.

Em Duque de Caxias a prefeitura prorrogou até 14 de setembro as medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em toda a cidade. O decreto determina que todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços deverão adotar a restrição da aglomeração de pessoas em suas instalações, mesmo em ambientes abertos, além de disponibilizar álcool em gel. Ainda de acordo com o documento, as aulas na rede pública de ensino também ficam suspensas até esta mesma data.

Em Belford Roxo as medidas que restringem a circulação de pessoas serão mantidas até o dia 15 deste mês. Continua proibida a realização de eventos em locais fechados, ainda que previamente autorizadas, que envolvam aglomeração de pessoas tais como: evento de esporte, show, salão de festa, casa de festa, evento científico e afins.
Em Nova Iguaçu, a prefeitura se limitou a dizer que estão restritas no município as atividades coletivas e com público. As aulas permanecem suspensas em todo sistema de ensino, seja em estabelecimentos públicos ou privados, até o dia 11 de setembro.

A prefeitura de Itaguaí flexibilizou a abertura de restaurantes, salões e casas de festas, que agora podem realizar eventos sociais, como casamentos, formaturas e festas de aniversário, sem a utilização de pista de dança. No entanto, não é permitido ultrapassar a quantidade de 200 pessoas e os participantes precisam ter a temperatura verificada.
Sob orientação e estudo da Comissão Técnico Científica de combate ao covid-19, Queimados adotou a reabertura gradual do comércio na cidade.

Ainda permanecem suspensos em Queimados, feiras, eventos esportivos, shows, comícios, passeatas e afins) e aulas da rede pública e privada, inclusive nas unidades de ensino superior. Esportes coletivos e funerais com mais de duas horas de duração também seguem proibidos.