O Parque Bondinho Pão de Açúcar, um dos ícones mais emblemáticos da cidade do Rio de Janeiro, irá promover uma feira gastronômica com temática portuguesa em parceria com o CADEG (Mercado Municipal do Rio de Janeiro). O evento, que celebrará a cultura lusitana através da gastronomia, arte e entretenimento, irá ocorrer do dia 26/09 ao dia 01/10, no Morro da Urca, das 8h30 às 20h, durante o funcionamento do Parque Bondinho.
A feira pretende oferecer uma experiência única, combinando um dos principais pontos turísticos do Brasil com a rica tradição cultural e gastronômica de Portugal. Durante o evento, os visitantes serão envolvidos pela atmosfera da Feira CADEG, saboreando a culinária típica portuguesa e vinhos selecionados, curtindo apresentações de uma dupla da cultura portuguesa e ainda celebrando a primavera com as famosas flores do CADEG.
Para destacar ainda mais a relação com a natureza, uma oficina de plantio de girassóis para crianças será promovida, entre 15h e 18h, no Jardim dos Discos, durante todo o período do evento, com 200 sementes por dia. A iniciativa será realizada com a terra do adubo orgânico do CADEG, uma das principais ações de sustentabilidade realizada pelo Mercado Municipal.
“Estamos muito entusiasmados em trazer este evento em parceria com o CADEG para o Parque Bondinho. Além de celebrar a cultura portuguesa com comidas típicas, vinhos, artesanato e apresentações; no mês de setembro, será celebrada no ponto turístico a campanha Primavera à Vista, com ornamentação de flores artificiais e naturais, que darão o toque da estação no Parque. Ambas as instituições são genuinamente cariocas e tem como valor a Sustentabilidade, o que faz toda a diferença não só para a experiência dos visitantes, mas também para a sociedade.” comenta Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar.
“Este é o primeiro evento que o CADEG realiza fora do Mercado, mas acreditamos ser a oportunidade ideal para reforçar a tradição da culinária portuguesa, traço forte do nosso DNA, em um dos principais cartões postais do Rio, além de celebrar a chegada da primavera, a estação do ano que tem tudo a ver com o Mercado. O CADEG é referência em venda de flores por ser o maior entreposto comercial de flores do Estado, com 150 produtores, da região serrana do Rio, Holambra (SP), e Minas Gerais”, reforça Marcelo Penna, presidente do CADEG.
Esta parceria inédita marca um momento significativo no calendário de eventos da cidade do Rio de Janeiro, oferecendo aos moradores e visitantes uma oportunidade excepcional de desfrutar opções gastronômicas de qualidade num dos locais mais emblemáticos do país. A Feira Gastronômica CADEG promete ser uma experiência culinária e cultural, em meio à Natureza, unindo tradição e inovação em um ambiente espetacular.
Como o Parque Bondinho está localizado no coração da Mata Atlântica, os preparativos para a recepção da estação mais florida do ano tiveram início com a escolha criteriosa das flores que serão comercializadas no evento. “Em conjunto com o Parque e um dos nossos floristas mais tradicionais, Jardim Bellus, fizemos uma seleção de espécies que não coloquem em risco a vegetação nativa. Dessa forma, conseguimos unir beleza e o respeito ao meio ambiente, pilares fundamentais para o CADEG e o Parque Bondinho.”, reforça Marcelo.
Além disso, firme em seu compromisso sustentável, a agenda verde do Parque Bondinho inclui o mapeamento e a neutralização das emissões de carbono em toda a sua operação, a instalação de painéis solares, realização de mutirões de limpeza de praias, monitoramentos de tartarugas marinhas, eventos de educação ambiental, plantio de mudas e treinamento dos colaboradores em ética. Em 2022, por exemplo, 245 mudas foram plantadas, 32 painéis solares foram implementados, e cerca de 600 cordões de girassol foram distribuídos, símbolo para pessoas com deficientes ocultas. O Parque Bondinho também fechou uma parceria, em dezembro de 2021, com a Gastromotiva, organização social que visa promover transformação e inclusão social por meio da educação e gastronomia. Desde então, o Parque ajudou a ONG a economizar R$ 35.035,50, o que equivale a 3.236 refeições do projeto cozinha solidária.
Já o CADEG, é reconhecido por seu pioneirismo no uso de caminhão de lixo elétrico na cidade e pode ser considerado um dos Mercados Municipais mais sustentáveis do Brasil. Desde 2019, vem caminhando rumo a inovação, com diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e uma pauta ESG alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do milênio, das Organizações das Nações Unidas (ONU). Seguindo esta filosofia, o CADEG iniciou a produção e venda de um adubo orgânico em parceria com a Terraço Atlântico. A empresa coleta todas as flores que seriam descartadas, produz o adubo e comercializa, em um contêiner, como um novo produto para os próprios floristas do Mercado e outros clientes interessados.
Além disso, o CADEG possui a maior usina fotovoltaica em mercados municipais do mundo, com mais de 5 mil placas que vão evitar a emissão de 600 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a 4.300 árvores plantadas. O teto solar pode gerar 1,8 MW, o suficiente para abastecer simultaneamente mil casas e a economia na conta de luz chega a 40% do consumo.
Em 2019, o tradicional mercado trouxe para o Rio de Janeiro o primeiro caminhão 100% elétrico, fabricado pela BYD, que é responsável pela coleta, compactação e transporte de seus resíduos. Após quatro anos, é estimado que o uso do caminhão elétrico tenha possibilitado a redução de emissão de 532 toneladas de CO² no meio ambiente, o equivalente a mais de 3 mil árvores plantadas.