Combinando gastronomia, música boa, lazer e descontração, a 13ª edição do Rio Gastronomia acontece nos dias 10 a 13 e 17 a 20 de agosto, ocupando mais uma vez o Jockey Club Brasileiro. O festival, considerado o maior de gastronomia do Brasil, busca fortalecer a cadeia produtiva de um dos principais segmentos da economia no Rio e estimular o turismo gastronômico. Para isso, serão reunidos os melhores estabelecimentos da cidade, chefs reconhecidos internacionalmente, diversas atrações musicais, como Diogo Nogueira, Arnaldo Antunes, Monobloco e Samuel Rosa, pequenos produtores, atividades de lazer e muito mais. Os ingressos estão à venda no site do Ingresso Certo.
Os ingressos estão a partir de R$38,50 a meia-entrada e R$77 a inteira. Já o ingresso promocional, que varia de R$27 a R$33 a meia-entrada e de R$55 a R$66 a inteira, inclui a assinatura do Jornal O Globo Digital por 6 meses e os benefícios de assinante sem renovação automática, além de 10% de desconto no Prato RG dos estabelecimentos participantes. O público ainda pode optar pelo ingresso Solidário Mesa Brasil Sesc RJ, que oferece 20% de desconto na compra de até dois ingressos e reverte parte da renda em alimentos para o projeto Mesa Brasil Sesc RJ. Informações sobre descontos para assinantes dos jornais O GLOBO, clientes Santander e Claro, alunos do Senac RJ e associados e funcionários do Sesc RJ estão no site oficial.
O melhor da gastronomia carioca
Entre os estabelecimentos participantes desta edição estão restaurantes já queridos pelo público e reconhecidos pelo Prêmio Rio Show de Gastronomia como Clan BBQ, eleito na categoria melhor carne em 2022; Mitsubá, o melhor japonês em 2022; Kitchen Asian Food, o melhor restaurante ao ar livre em 2022 e o melhor oriental em 2021; Allma, o melhor em opções vegetarianas em 2021; Babbo Osteria, o melhor custo-benefício em 2021 e Gero, o melhor italiano em 2021. Ainda, um pouco de São Paulo se fará presente no festival, com os premiados A Casa do Porco, o 12º melhor restaurante do mundo e o 4º da América Latina, segundo o The World’s 50 Best Restaurants, e o OSSO, que o ocupa o 9º da lista de melhores da América Latina.
Além disso, o evento recebe nomes como 74 Restaurant, Assunção, Baba Uma Tasca Carioca, Bar da Portuguesa, Brewteco, Confeitaria Kurt, Cria Sandubas de Galeto, Massa + Ella, Fairmont, Grupo Irajá – Pedro de Artagão, Gruta do Fado, Heaven Cucina, Itacoa/Tiara, Izär, Jobi + Jobá, Liga dos Botecos, Lima Cocina Peruana, Páreo, Porco Amigo Bar, Salí, San, Rubaiyat, Tasquinha do Portuga, Casa Villarino Senac, Vulcano Sandwich e Yayá.
O cardápio traz pratos exclusivos com valores acessíveis de restaurantes e estabelecimentos icônicos. Serão mais de 120 opções gastronômicas de diversas nacionalidades e estilos, com os preços variando de R$12 a R$69. Já os ‘Pratos RG’, elaborados exclusivamente para o Rio Gastronomia, têm o valor de R$30.
De entrada, o público pode se deliciar com algumas opções como: Coxinha de Camarão e Bacalhau do Barsa (R$12 a unidade), Croquete de Berinjela do Assunção (R$28) ou o Nhoque de Arroz Frito de Massa + Ella (R$ 25). Já de prato principal, destacam-se a Lasanha de Costela da Heaven Cucina (R$ 49), a Paella de Rabada do Izär (R$45), a Tirita c/ Luiz Tavares do Rubaiyat (R$65), o Arroz de Kebab com Especiarias e Cebola Caramelizada do Fairmont (R$45), o Melanzane Alla Parmigiana do Gero (R$45) e o famoso Funghi & Tartufo do Babbo Osteria (R$50). As sobremesas do Kurt são variadas, com destaque para o bolo Picada de Abelha (R$30). Além disso, o famoso Bolo de Brigadeiro Irajá do Grupo Irajá (R$36) tem presença marcada. Para os veganos, o Brigadeiro Vegano do Allma (R$22) é uma opção.
Além disso, o espaço recebe uma seleção especial de pequenos produtores, com delícias artesanais como doces, temperos e cachaças. Alguns deles são: Alemão da Serra, Arte em Conservas, Biroots Sabor Artesanal, Biscotteria, Bom Doce, Cachaça Barra Velha, Cachaça Coqueiro, Cachaça Fazenda Soledade, Cachaça Pé na Areia, Cachaça Reserva do Nosco, Cachaça Sete Engenhos, Cachaça Werneck, Café Iranita, Capril DeVille, Capril Rancho Grande, DABABI – Delícias Veganas, Doçuras da Suely, Dr. Cogumelo, Fumel, Maxicana, Mistura Fina, Tellura, Teu Doce e Zuca Salumeria.
Já nos auditórios Sesc | Senac e Santander, as aulas e talks trazem grandes chefs que ensinarão desde como preparar pratos deliciosos até técnicas novas que dão um toque especial na cozinha. Únicos representantes do Rio na prestigiada lista britânica Latin America’s 50 Best, Alberto Landgraf, do Oteque, e Rafa Costa e Silva, do Lasai, se encontram com o público nas aulas concorridas, que terão também a presença dos paulistas Jefferson Rueda e Janaína Torres Rueda, da Casa do Porco — 4º melhor da América Latina e 12º na lista de melhores do mundo —; Eduardo Ortiz e Luana Sabino, dupla à frente do Metzi, único mexicano do Brasil no ranking; do chef peruano Renzo Garibaldi, do Osso (com casas em Lima e na capital paulista), junto com o carioca Newton Rique, do Clan BBQ; e da curitibana Manu Buffara, eleita a melhor chef mulher da América Latina em 2022. As inscrições são gratuitas e as senhas são distribuídas 1 hora antes.
Atrações musicais
As noites do festival também serão animadas e o público poderá curtir muita música boa, com shows de atrações musicais de peso, de gêneros como rock, MPB, pagode, samba e reggae.
O Palco Sesc vai receber os artistas Blitz, na quinta-feira (10), Arnaldo Antunes, que tocou na primeira edição do SP Gastronomia, e estreia no Rio Gastronomia na sexta-feira (11), Fica Comigo no sábado (12), Monobloco no domingo (13), Diogo Nogueira, que já esteve presente no palco do festival e volta no primeiro dia do segundo final de semana, quinta-feira (17), Samuel Rosa na sexta-feira (18), Samba de Santa Clara e Grande Rio no sábado (19) e Toni Garrido no domingo (20).
Atividades e experiências
Como gastronomia e diversão andam lado a lado, a famosa roda-gigante, oferecida pela Président, tem presença confirmada. Os ingressos custam R$ 16,50 o individual e a cabine com 4 pessoas é R$ 55,00. Além disso, a Claro leva ao espaço, pela primeira vez, uma tirolesa que possui uma torre de saída com 10m de altura e 50m de distância entre as torres, além de parede de escalada. O agendamento para as atrações é feito no evento, de hora em hora, online, por meio de qr codes espalhados pelo festival. As famílias poderão aproveitar sem preocupação, já que o Espaço Kids Colégio pH, com operação da Animasom, terá atividades, dinâmicas e jogos. O Rio Gastronomia ainda vai receber diversas outras ativações das marcas parceiras.
A experiência com os sabores da cidade começa já no túnel que dá acesso ao evento com a exposição Sabores Sintéticos. A mostra fotográfica, um oferecimento da Naturgy, apresenta as comidas e bebidas mais icônicas do Rio de Janeiro recriadas com o uso da ferramenta de inteligência artificial generativa MidJourney. Para atingir o resultado que o público vai conferir, o artista visual Alvim, editor executivo do jornal O GLOBO, estudou os detalhes e as texturas dos pratos para instruir o computador com textos que gerassem as imagens selecionadas. Foram mais de 250 testes até o resultado final. Ao lado de cada tela, será possível ler os comandos utilizados para chegar às imagens, o que, no glossário da inteligência artificial, é chamado de prompt.
O Fairmont Rio de Janeiro participa do evento com delícias preparadas pelo trio de renomados chefs: Jérôme Dardillac, Carlos Cordeiro e a de pâtisserie, Jenifer Ortega. O público presente poderá experimentar um prato de cada espaço gastronômico do hotel e terá a oportunidade de provar as receitas que fazem sucesso no Marine Restô, no Spirit Copa Bar e no Tropìk.
A Granado, botica mais tradicional do Brasil, se uniu ao festival para uma verdadeira explosão de sabores e fragrâncias, através de um espaço que apresentará o Patchouli, o novo perfume da linha Vintage.
No estande do Laboratório de Sabores GNT e Receitas, o público terá a oportunidade de criar um tempero com sua própria assinatura através das dicas de harmonização de ervas, além de ganhar uma embalagem personalizada com o seu nome.
A Stanley, líder no setor de produtos térmicos, faz sua estreia como apoiadora oficial do evento com uma loja com descontos exclusivos, uma ativação interativa com distribuição de brindes, e ainda uma área de recarga de celulares com energia limpa e sustentável, que estará disponível ao longo de todo o evento.
Com design clean e sofisticado, Stella Artois promove seu mais novo lançamento no festival: Stella Pure Gold chega com 17% menos calorias que a versão regular, sem glúten e todo sabor de Stella. Além de degustações do novo produto, a marca dedicou seu espaço proprietário no festival a entregar a melhor experiência possível de bar para os frequentadores.
Para os amantes de vinhos, a GRF Distribuidora, através de sua divisão especializada na bebida, a Garrafaria, traz rótulos especialmente selecionados que possibilitam a harmonização com os menus dos restaurantes participantes. Um passeio por vinícolas consagradas no Chile, Argentina, Portugal, África do Sul, Itália, Espanha e Austrália.
O DISNEY+/ STAR+ levará a experiência interativa de “O Urso”, do Star+: no espaço, será possível tirar fotos inspiradas no cenário gastronômico da série indicada ao Emmy® cuja 2ª temporada estreia no dia 23 de agosto.
Durante o evento, a Incrível apresentará ao público receitas deliciosas elaboradas exclusivamente com produtos 100% vegetais e contará com ativações, tornando a experiência mais completa.
A Andorinha, a marca oficial de azeites do Rio Gastronomia, vai participar desta edição com o objetivo de educar e descomplicar o conhecimento de azeites. A empresa terá uma ativação ao lado dos restaurantes recheada de produtos especiais e com degustações de todo o portfólio.
Também estará presente a Getnet Brasil, empresa de tecnologia do grupo global PagoNxt, do Santander, como meio de pagamento oficial. A companhia levará uma ação exclusiva em seu estande a todo o público: nas compras acima de R$350,00 com cartão Santander Mastercard débito ou crédito, realizadas nas máquinas Getnet, o participante ganhará uma bolsa (ice bag) e duas taças de vinho.
A CHANDON celebra as raízes brasileiras valorizando a cultura local, e apoia a gastronomia brasileira com orgulho. No Rio Gastronomia, a marca estará presente com o Bar Container Chandon Passion e dois carrinhos da marca, onde os visitantes poderão degustar seus espumantes únicos e excepcionais Brut, Passion e a expressão máxima da CHANDON, o Excellence Brut. Além disso, a Chandon convida os visitantes a fazer parte da Comunidade Chandon, um programa de relacionamento que traz novidades em primeira mão e oferece benefícios exclusivos.
“Temos muito orgulho em ver o Rio Gastronomia batendo recordes e se consolidando como um dos destaques do já rico calendário carioca. Com boa comida, entretenimento e música de qualidade, o evento vai proporcionar experiências inesquecíveis para os visitantes e contribuir com o desenvolvimento do setor. Por isso, o Santander é parceiro de longa data do Rio Gastronomia: temos um cardápio completo de soluções para estes empreendedores, com ofertas feitas sob medida para o momento de cada negócio. Estamos presentes em todas as etapas, do campo ao prato, apoiando toda a cadeia produtiva do setor”, diz Bibiana Berg , head de experiências e cultura do Santander Brasil.
Realizado pelo jornal O GLOBO, o Rio Gastronomia 2023 tem apresentação de Sesc RJ e Senac RJ; tem a Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã através da Prefeitura do Rio; patrocínio master Santander, Naturgy e Claro; patrocínio de Stella Artois e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Pepsi, Chandon, Água Pouso Alto, Incrível, Colégio pH, Garrafaria, Président, Prezunic e Adria; participação de Andorinha, Limppano, Musquée, Granado, Drogaria Venancio, Stanley, Arpo Gin, Jim Beam, Star+, Chevrolet, Frescatto e Getnet; Shopping Oficial Rio Sul; Hotel Oficial Fairmont Rio; Rádio Oficial CBN e parceria do SindRio.
Programação Palco Sesc – Shows
10/ago – quinta-feira – Blitz – 20h
11/ago – sexta-feira – Arnaldo Antunes – 20h
12/ago – sábado – Fica comigo – 20h
13/ago – domingo – Monobloco– 20h
17/ago – quinta-feira – Diogo Nogueira – 20h
18/ago – sexta-feira – Samuel Rosa – 20h
19/ago – sábado – Samba de Santa Clara – 18h30 e Grande Rio – 20h30
20/ago – domingo – Toni Garrido – 20h
Estabelecimentos:
74 Restaurant, Allma, Assunção, Baba Uma Tasca Carioca, Babbo Osteria, Bar da Portuguesa, Brewteco, Clan BBQ, Confeitaria Kurt, Cria Sandubas de Galeto, Massa + Ella, Fairmont, Gero, Grupo Irajá – Pedro de Artagão, Gruta do Fado, Heaven Cucina, A Casa do Porco, Itacoa/Tiara, Izär, Jobi + Jobá, Kitchen Asian Food, Liga dos Botecos, Lima Cocina Peruana, Mitsubá, OSSO, Páreo, Porco Amigo Bar, Salí, San, Rubaiyat, Tasquinha do Portuga, Casa Villarino Senac, Vulcano Sandwich e Yayá.
Produtores regionais:
Alemão da Serra, Arte em Conservas, Biroots Sabor Artesanal, Biscotteria, Bom Doce, Cachaça Barra Velha, Cachaça Coqueiro, Cachaça Fazenda Soledade, Cachaça Pé na Areia, Cachaça Reserva do Nosco, Cachaça Sete Engenhos, Cachaça Werneck, Café Iranita, Capril DeVille, Capril Rancho Grande, DABABI – Delícias Veganas, Doçuras da Suely, Dr. Cogumelo, Fumel, Maxicana, Mistura Fina, Tellura, Teu Doce e Zuca Salumeria.
Serviço:
Rio Gastronomia 2023 – Datas e horários:
10/ago – quinta-feira – 18h às 24h
11/ago – sexta-feira – 17h às 24h
12/ago – sábado – 12h às 24h
13/ago – domingo – 12h às 23h
17/ago – quinta-feira – 17h às 24h
18/ago – sexta-feira – 17h às 24h
19/ago – sábado – 12h às 24h
20/ago – domingo – 12h às 23h
Local: Pião do Prado – Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ
Site: riogastronomia.com
Ingressos: https://www.ingressocerto.com/
Instagram: https://www.instagram.com/