O projeto Polos Hub, programa de intercâmbio museológico e qualificação de profissionais de museus e instituições culturais, lança novo curso online e gratuito em maio. Os 15 inscritos selecionados têm a oportunidade de se capacitar em Recursos de Acessibilidade em Museus com a museóloga Carla Grião.
A ementa reúne reflexões acerca de como os museus podem proporcionar acessibilidades como forma de tradução de valores, bem como diminuir as dificuldades que diferentes pessoas vivenciam ao visitar espaços museológicos e culturais. Ainda constam na programação do curso temáticas como soluções de acessibilidade em espaços museológicos com representatividade de pessoas com deficiência e exemplos práticos de recursos acessíveis para o campo cultural.
Em uma dinâmica assincronia – onde as leituras são feitas conforme o tempo disponível e apenas algumas atividades têm prazo estipulado para serem entregues – os alunos têm mais autonomia em seu aprendizado dentro do período de 30 dias. O curso fica disponível na plataforma educativa do Polos Hub, através do Google Classroom, a partir das 10 horas, no dia 15 de maio. Terão direito ao certificado aqueles que cumprirem com as atividades obrigatórias durante o curso.
Sobre Carla Grião
Carla Grião é museóloga, doutoranda em Sociomuseologia pela Universidade Lusófona de Lisboa – Portugal, mestre pelo Programa de Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo onde pesquisou “Os lugares de memória do Movimento Social das Pessoas com Deficiência em São Paulo de 1978 a 1981”.
Participa como membro efetivo do Centro de Documentação e Informação da Pessoa com Deficiência Rui Bianchi do Nascimento (Cedipod), da Comissão de Divulgação e Comunicação do Conselho Regional de Museologia da 4a Região (Corem 4aR), da Rede de Ocupações e Parcerias Acadêmicas (ROPA) e do grupo de estudos Sociomuseologia e Acessibilidade Cultural da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) de Lisboa.
Possui experiência em Sociomuseologia, Museologia e Educação e Curadoria Acessível. Atuou há 4 anos como Museóloga no Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência (hoje Museu da Inclusão) e há 2 anos como diretora técnica da empresa social Museus Acessíveis de consultoria em acessibilidade em museus e espaços culturais. Foi docente por 2 anos do curso técnico de Museologia da Etec Parque da Juventude, onde ministrou aulas de mediação educativa inclusiva e acessibilidade em museus e espaços culturais. Atualmente realiza pesquisas na área dos Estudos sobre Deficiência, Acessibilidade Cultural, Sociomuseologia e serviços afins para instituições museológicas e culturais.
Sobre o Polos Hub
O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades – MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, o projeto reúne especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus selecionados em dezembro de 2022: o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Drumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty. O programa proporcionará aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos.
“Os museus e casas POLO convidados estão localizados em diversas regiões do território fluminense, evidenciando a abrangência que buscamos com o projeto, de forma mais ampliada e descentralizada. Os museus de forma geral vivenciam questões e desafios em comum, independente de sua tipologia, tamanho ou estrutura, porém necessitam ter um olhar ainda mais alinhado à realidade de seus territórios e suas práticas para o aprofundamento e promoção de melhorias e uma maior integração de suas atividades com seus públicos e profissionais e reverberação com seus territórios, disse Rafaela Zanete, idealizadora e coordenadora do projeto.
Durante o ciclo, também são ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Futuro e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
https://www.instagram.com/
Ementa
Ambientação em Sala de Aula Virtual
Módulo I – Reflexões teóricas sobre acessibilidade em museus
1. Conteúdo
2. Exemplos
3. Exercício
Módulo II – Movimento Social das Pessoas com Deficiência, Desenho Universal e
Desenho Universal para a Aprendizagem
1. Conteúdo
2. Exemplos
3. Exercício
Módulo III – Representatividade de pessoas com deficiência como artistas e
produtoras de conteúdo para museus
1. Conteúdo
2. Exemplos
3. Exercício
Módulo IV – Exemplos práticos de recursos acessíveis em museus e espaços
culturais.
1. Conteúdo
2. Exemplos
3. Exercício
Serviço
Curso “Recursos de Acessibilidade em Museus”
Local: Online
Duração do curso: 30 dias corridos
Total de vagas: 15
Tutora: Carla Grião
Início do curso: 15/5, a partir das 10 horas