Diana Pires
Desde o dia 15 de junho, a Prefeitura de Magé está flexibilizando o funcionamento do comércio na cidade durante a pandemia através da publicação de decretos municipais com protocolos sanitários. Mas nas últimas semanas a fiscalização municipal constatou um número expressivo de irregularidades como a realização de eventos com aglomeração e bares lotados ultrapassando o horário estipulado, o que tem elevado a curva da doença em Magé.
Com isso, o poder municipal está estudando tomar medidas mais drásticas para frear a disseminação na cidade.
“Quando começamos a flexibilização do comércio, assumimos um compromisso com os comerciantes para a retomada da economia na cidade. Mas isso não tem sido respeitado pela população e estamos estudando medidas de possível lockdown na cidade devido à realização desses eventos. Nós iríamos passar o horário de bares e restaurantes para às 22h, mas isso não será mais feito. Agora nosso estudo é em fechar a totalmente a cidade, porque os decretos municipais não estão sendo respeitados e precisamos combater esse vírus”, explicou o prefeito Rafael Tubarão.
No último final de semana, por exemplo, a Secretaria de Ordem Pública, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, realizou uma ação no local identificado como Rancho Ferradura, localizado na Estrada da Cachoeira Grande, após o recebimento de denúncias da realização de um evento com música ao vivo, forró e outras atrações.
O responsável pelo evento foi notificado e apresentou uma carteira da OAB-RJ na tentativa de intimidar os agentes da Prefeitura. A equipe de fiscalização dispersou o público, encerrou o evento, interditou o local e conduziu o responsável à 66ª Delegacia de Polícia, autuando o mesmo por desobediência ao decreto municipal.