Wilson Witzel mantém escolas da rede estadual fechadas até dia 5 de agosto – Povo na Rua
         

Wilson Witzel mantém escolas da rede estadual fechadas até dia 5 de agosto

As aulas presenciais na rede estadual de ensino estão suspensas até o dia 5 de agosto. A determinação do governador Wilson Witzel foi publicada por meio de um decreto no Diário Oficial do estado ontem. Também seguem fechados até essa data cinemas e teatros, assim como continua suspensa a realização de shows no estado do Rio. No decreto, Witzel diz que o objetivo da medida é “resguardar o interesse da coletividade na prevenção do contágio e no combate da propagação da COVID-19, diante das mortes já confirmadas”.

Reitores de dez instituições de ensino público estado do Rio de janeiro emitiram nota conjunta na qual afirmam que é “bastante improvável” o retorno às aulas presenciais ainda em 2020, devido as consequências da pandemia do novo coronavírus. O texto foi assinado por representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Colégio Pedro II e outras instituições de ensino.

Na avaliação das instituições as atividades devem ser retomadas seguindo três etapas: remotas, semipresenciais e presenciais. Os representantes afirmam ainda que além de analisar os números da pandemia no estado, é preciso averiguar e considerar a situação particular de cada instituição de ensino. Eles apontam para o fato de que cada local vive uma realidade diferente em relação a infraestrutura, por exemplo.

“Em particular, chamamos a atenção para algumas instituições mais jovens e/ou localizadas no interior do Estado, que não apresentam infraestrutura mínima necessária para dar suporte ao retorno das atividades na forma presencial ou remota”, apontam os reitores.

Além de deixar claro a possibilidade pequena da volta às aulas em 2020, o documento assinado afirma que não é possível estimar uma volta para as atividades presenciais. No entanto, há uma exceção para aqueles cursos onde a estrutura física é extremamente importante, como os da área de Saúde. “Para estes alunos, caso a Instituição de Ensino opte por seu retorno precoce, deve-se prover os equipamentos necessários para a proteção dos mesmos”, explica a nota.

Assinaram a nota divulgada ontem os seguintes reitores: Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (Reitor – UFF); Denise Pires de Carvalho (Reitora – UFRJ); Jefferson Manhães de Azevedo (Reitor – IFF); Maria Cristina de Assis (Reitora – UEZO); Oscar Halac (Reitor – Colégio Pedro II); Rafael Barreto Almada (Reitor – IFRJ); Raul Ernesto Lopez Palacio (Reitor – UENF); Ricardo Luiz Berbara (Reitor – UFRRJ); Ricardo Lodi Ribeiro (Reitor – UERJ); Ricardo Silva Cardoso (Reitor – UNIRIO).

A volta às aulas na rede municipal também ainda não tem data definida pela prefeitura. Mas o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) disse, na última terça-feira (21), que o retorno das aulas em escolas particulares, previsto para 3 de agosto, servirá de teste para a rede do município.