Comida Di Buteco 2023: a vida é feita de buteco!

 

Dizem que as melhores ideias nascem de uma mesa de bar – o lugar onde você se despe das máscaras sociais e se aproxima do outro. Por isso, após um 2022 de sucesso com o retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco está pronto para acontecer em todo o país com o seguinte lema: “A vida é feita de buteco!”. O Rio de Janeiro irá comemorar sua 16ª edição do concurso com recorde de bares participantes neste ano. Ao todo, serão 132 butecos espalhados por toda a área da capital, passando por Niterói, Baixada Fluminense, além das ilhas de Paquetá e Gigóia.

O 23º Comida di Buteco irá acontecer entre 7 de abril e 7 de maio, simultaneamente, em 24 regiões do Brasil, e os petiscos concorrentes terão valor fixo de R$30. Como acontece bienalmente, a organização lançou aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática específica para a criação dos pratos. Neste ano, a edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: ervas e especiarias.

O público tem papel-chave no concurso, já que é o responsável por eleger o melhor buteco da cidade ao votar e avaliar, presencialmente, a temperatura da bebida, higiene do local, atendimento e, claro, o sabor do petisco. De maneira paralela, um corpo de jurados fará as mesmas avaliações. Desde 2016, a competição também elege o melhor boteco do Brasil, em uma fase posterior, quando participam somente os campeões de cada praça.

Um modelo de negócios transformador de vidas:

O concurso tem a  missão de “transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa”.

Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, ele segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento sócio-econômico.

Em 2022 o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance:

  • +9 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos;
  • 900 mil votos;
  • 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso;
  • 10 milhões de alcance nas redes sociais;
  • 9 milhões de pageviews no site;
  • Mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do nosso ecossistema;
  • 100 mil turistas presentes nos circuitos;
  • + de 8 mil empregos gerados;

 

Sua mecânica

É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Público e jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.  A cada edição  20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor buteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.

 

 

Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do Concurso

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco. Marcas que ajudam a construir a nossa história:

 

Amstel

“Temos essa parceria já há alguns anos e entendemos a grande relevância para o público consumidor e pontos de venda parceiros, além do papel social da plataforma em estimular o empreendedorismo. Isso gera movimento em toda a cadeia, nos possibilita reforçar as credenciais de qualidade de Amstel: puro malte feita com a magia levedura holandesa, e também a fortalecer a nossa embalagem de 600 ml, ideal para consumo em bares e botecos. Dessa forma trazemos todo o espírito de Amsterdã para o maior concurso entre bares do país”, comenta Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil.

 

Seara

A Seara, marca reconhecida pelo sabor, qualidade e inovação, é patrocinadora do Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. O objetivo da marca é convidar o público para provar todo o sabor e qualidade do seu vasto portfólio de produtos. Entre os destaques, a marca traz o Jerked Suíno Seara, que entrega versatilidade para o preparo de receitas tradicionalmente preparadas com o charque bovino, com o sabor único da carne suína. Já o Frango de Padaria Petisco é a novidade da linha Frango de Padaria Seara, que traz todo o sabor do Frango Assado de Domingo que o consumidor já ama para uma porção muito di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.

 

Mc Cain

McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos.

McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks. Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55 fábricas em seis continentes e gera vendas anuais superiores a 10,5 bilhões.

 

Frontera

Frontera sabe que comer tem tudo a ver com viajar e nasceu com o objetivo de extrapolar para o universo de snacks as diferentes culturas do mundo. Perfeitos para serem consumidos a qualquer hora e momento, os snacks Frontera são preparados a partir dos melhores ingredientes e prezam pela melhor qualidade. A marca, que pertence a M. Dias Branco desde 2021, tem uma linha diferenciada de snacks, que hoje varia de tortillas a batatas.

Neste ano, Frontera patrocina pela primeira vez o evento Comida di Buteco ao incentivar os bares a criarem petiscos utilizando as Tortillas Frontera. Os petiscos serão exclusivos do evento e pretendem ressaltar o sabor das tortillas da marca.

 

Chandon

Assim como a Chandon, o Comida di Buteco é genuinamente brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Em parceria com o Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades em ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão nacional ganhará uma viagem para duas pessoas, para viverem uma experiência única na vinícola Chandon localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Convidamos você para fazer parte da Comunidade Chandon e ter acesso às nossas novidades e benefícios exclusivos, se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter.

 

Santander: Empreendedorismo e Gastronomia

Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa.

Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o país. Na edição de 2023, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.

 

Gordon’s

Usando os mesmos ingredientes que Alexander Gordon usou há mais de 250 anos, Gordon’s criou o personagem clássico do gin para fazer o G&T perfeito com um sabor limpo e dominante de zimbro. É o gin mais vendido no mundo e em 2023 levará para o Comida di Buteco, seu sabor, para que todos os butequeiros possam experimentar “o gin dos gins”, premiado mundialmente. Em 12 circuitos do Comida di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.

 

Novos Negócios

Com o objetivo de manter a chama  do Comida di Buteco  acesa com seu público, mesmo fora do período do concurso, alguns projetos de extensão da marca em conjunto com grandes marcas em diferentes categorias como:

 

Piraquê

Fundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Piraquê acredita que o concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na essência, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela terceira vez, a marca patrocina a ação, que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes. Neste ano, o novo produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos salgadinhos Comida di Buteco em formato de “pastelzinho” de trigo, nos sabores filezinho, anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos de petiscos de boteco para o público.”

 

Sympla

Fundada em 2012, a Sympla é o maior ecossistema de experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e conteúdos digitais dos mais variados temas para mais de 20 milhões de consumidores e mais de 200 mil produtores, em mais de 3.300 cidades do país.A tecnologia faz parte do DNA da Sympla, e a parceria com Comida di Buteco cumpre o seu propósito: conectar pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia.A Sympla acredita que pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor com o Concurso, entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares participantes.  Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar educação sobre tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades, ajudando pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de tickets simples, barata e acessível.

 

Serviço:

Comida di Buteco Rio de Janeiro

Quando: 07 de abril a 07 de maio

http://www.comidadibuteco.com.br/rio-de-janeiro/

Foto: Fernando Salles/Unisuam