O Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP), programa criado pela Secretaria de Ordem Pública (Seop), vem impactando positivamente a segurança do bairro do Méier, região da implantação do seu projeto-piloto. De acordo com dados do programa, houve uma redução de 33% as ocorrências de roubos e furtos, em comparação com o ano de 2019, na localidade no bairro.
Já em Copacabana e Ipanema, outra área que conta com o CEP, apresentou resultado extremamente expressivo no quinto bimestre de 2022 em comparação com mesmo período de 2019: de 661 roubos e furtos em 2019 caiu para 317 no mesmo bimestre de 2022, uma redução de 52%.
“Os números comprovam a efetividade do programa. Desde a sua concepção, entendemos que uma atuação multidisciplinar e coordenada de diversos órgãos da Prefeitura, aliado ao patrulhamento preventivo realizado 24h por agentes treinados da Guarda Municipal traria uma redução nos índices de crime de oportunidade. Esse é o primeiro ano de muitos que ainda virão com o CEP. Seguiremos monitorando em detalhe todo o programa e sempre com a lógica de crescimento sustentável”, destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Ações
A atuação do CEP parte do pressuposto que os criminosos buscam condições ambientais favoráveis para cometer seus delitos. Dessa forma, a priorização do ordenamento territorial urbano, com a reformas de áreas públicas e pontos de ônibus, regularização de ambulantes e iluminação em áreas com grande concentração criminal, são fatores fundamentais para a redução dos índices de criminalidade. Além disso, intervenções urbanísticas, a instalação de câmeras de monitoramento, o acolhimento de pessoas em situação de rua e o estímulo à arte e à cultura complementam um espaço mais seguro e menos propício ao cometimento de crimes de oportunidade.
Na sua área de atuação no Méier, por exemplo, foram realizadas 800 intervenções prévias de diversos órgãos da Prefeitura como as secretarias de Conservação, Assistência Social, Centro de Operações, além da Comlurb, Fundação Parques e Jardins, Rioluz e de órgãos vinculados à Seop: Guarda Municipal e coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF), de Controle Urbano (CCU) e Especial de Transporte Complementar (CETC). Já após a sua implantação foram realizadas mais de 400 demandas pelos órgãos municipais. Dessas, 75% foram atendidas em, no máximo, uma semana. Também foram realizadas no local, mais de 150 eventos culturais e 50 feiras de artesanato.
Em sua atuação em Copacabana e Ipanema, o CEP realizou mais de 200 ações prévias, como podas de árvores e instalação de câmeras, e obteve 75% de fechamento das demandas em até cinco dias.
“Um dos diferenciais do CEP é o acompanhamento e o processo de governança do projeto. Realizamos reuniões semanais com os líderes de cada área do programa para entender as demandas da semana, avaliar o grau de prioridade de cada uma e projetar, perante os outros órgãos de Prefeitura, um cronograma de ações. É um trabalho de curadoria e controle feito realmente no detalhe”, completa Carnevale.
Os agentes do CEP também foram capacitados e receberam novos smartphones, que serão responsáveis pela reativação do mapa operacional da Guarda Municipal. Com a tecnologia, o efetivo do programa pode ser monitorado em tempo real, agilizando o processo de acionamento dos agentes para as demandas no local e registro de ocorrências. A recuperação tecnológica ajudará também a dar encaminhamento às demandas observadas em solo pelos agentes. Através de um aplicativo próprio, o guarda poderá solicitar ações dos demais órgãos da Prefeitura.
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