Um criador de conteúdo esforçado, que mostra a vida real, sem cortes e que tenta sempre entregar o que o seu público quer, da melhor forma possível. Assim se define Gustavo Silva dos Santos, mais conhecido Gustax. Nascido no Rio de Janeiro e criador de conteúdo há 8 anos, hoje ele soma mais de 4 milhões de seguidores em suas redes, além de parcerias importantes com marcas como Itaú, Natura e Mentos.
Com vídeos que vão de cortes do dia a dia, passando por desafios de maquiagens, festas e estudos, o jovem reúne seguidores mundo afora, de países como de Moçambique, Portugal e Canadá.
Nascido em meio à revolução digital, Gustax é habilidoso e autodidata, estudou por conta própria e hoje faz os famosos “challenges” de maquiagem. “Nunca fiz aula e nem curso, sempre aprendi sozinho ou com vídeos no YouTube”, afirma o jovem.
Celular, câmera, reformas na casa onde mora, foram muitas as transformações que a internet trouxe para a vida do criador de conteúdo, que garante que sua maior conquista, na verdade, é imaterial. “A internet mudou minha vida, com o respeito e o carinho de milhões de pessoas, mas sei que mudou a vida de muita gente também. Recebo mensagens contando que meu conteúdo tem ajudado a diversas pessoas que estão aprendendo a fazer maquiagem, que começaram a vender cursos, outros dizem que ajudei a sair da depressão com meus conteúdos de humor”, revela.
Com um começo difícil, literalmente dentro do armário, Gustax usava o móvel como escrivaninha de estudos. Ele mostrava o dia a dia de um estudante, com dicas aprendizado, organização e planejamento. “Comecei a compartilhar esses vídeos nas redes enquanto estudava para o ENEM e outros vestibulares, vi que as pessoas gostavam e continuei. Hoje vejo que foi tudo consequência de um trabalho árduo e bem-feito”, conta.
Após muito estudo, passou em 2° lugar para Engenharia Civil, mas não se identificou e parou antes mesmo de completar o primeiro ano. Na sequência, prestou vestibular para Marketing, e apesar de ter se identificado com o curso, acabou trancando por conta da pandemia.
Fã da Bianca Andrade, a Boca Rosa, e tendo como inspiração sua própria mãe, Gustax sonha em poder se mudar de onde mora e ter seu espaço, garantindo conforto de sua família. “Viajar para o exterior também está nos meus planos”, sonha.
Pandemia acelerou o crescimento
Se o mundo mudou com a pandemia, no digital não foi diferente. Com um número cada vez maior de pessoas em casa, consumindo conteúdo, diversos criadores estouraram nesse período e Gustax foi um deles. “Cresci muito durante a pandemia, mas não tinha me dado conta disso até sair e ver que era reconhecido nas ruas. Quando percebi minha popularidade até me assustei um pouco, porque não imaginava todo esse alcance fora de casa”, relata.
Apesar dos golpes e de pessoas mal-intencionadas, o jovem conta que aprendeu muito, agora tem uma mente mais madura e pode ajudar a seus seguidores. “Hoje tenho um conteúdo mais lifestyle, com muita make e humor. Parece que nasci nesse processo de mudança de conteúdo, me sinto muito mais livre, feliz, desimpedido de fazer qualquer coisa”, reflete.
Em sua plataforma preferida, o TikTok, já soma mais de 40 milhões de visualizações. No próximo mês, começa um projeto comemorativo chamado “#NatalcomGustax”. Só no ano passado, essa ação rendeu mais de 13 milhões de visualizações e milhares de seguidores engajados nas dinâmicas. Para 2023, ele garante que terão muitos outros projetos. “Prefiro não revelar nada por enquanto, mas vem muita coisa boa para o próximo ano”, garante.
Facebook Comments