Aumento de casos de Covid 19 traz alerta para todos os brasileiros – Povo na Rua
banner vacina

Aumento de casos de Covid 19 traz alerta para todos os brasileiros

Por – Dr Luiz Werber-Bandeira imunologista/alergista e docente do IDOMED (Instituto de Educação Médica) e membro do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19

Durante as últimas semanas de maio, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) alertou para a tendência de aumento de casos de Covid 19 em todas as regiões do Brasil. Segundo informações do Infogripe, publicado em 26 de maio, a doença foi responsável por cerca de 48% dos registros de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) durante esse período. Com relação ao número de mortes causadas pela SRAG, 84% são referentes ao novo coronavírus.   

Para o Dr Luiz Werber-Bandeira, imunologista/alergista e docente do IDOMED (Instituto de Educação Médica), as máscaras já estão indicadas em São Paulo e deverão ser usadas em locais fechados, porém ele aponta que a vacina diminuiu a gravidade da doença e reforça que muitos brasileiros ainda precisam tomar a terceira dose. Pessoas acima de 50 anos também precisam ir aos postos para a quarta dose. No Rio de Janeiro, o prefeito também recomenda a volta do uso das máscaras. Ainda de acordo com o especialista, as crianças também devem usar máscaras em locais fechados e os pais e ou responsáveis devem imunizar aquelas que já podem ser vacinadas. Com a chegada do inverno, os idosos também deveriam se proteger da Influenza, cuja doença pode trazer diversas complicações nas pessoas que já contam com uma certa idade. O médico comenta que os ambientes fechados, como escolas, shoppings, restaurantes devem deixar portas e janelas bem arejadas mesmo durante os dias mais frios. “Quanto mais abrirmos esses locais, mais evitamos contágios de Covid 19, Influenza, entre outras doenças “, afirma Bandeira.

Aqui no Rio de Janeiro – segundo os dados do Panorama Covid 19, da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, divulgado em 27 de maio – o cenário é de estabilidade com discretas variações nas taxas de positividade para doença. Nos meses de baixa temperatura e, consequentemente aumento de circulação de vírus respiratório, a taxa de positividade da Covid-19 deve girar em torno de 15% a 20%.

Receba as notícias por e-mail

Siga o Povo Na Rua

Facebook Instagram