Uma das principais formas de transmitir o saber e estimular de forma a impulsionar a criatividade e imaginação das crianças é através do uso de histórias. Na educação infantil, essa prática já é utilizada de forma exponencial, visto que os grandes pesquisadores em educação no país e no mundo, incentivam essa prática massivamente, já que de fato desperta o interesse e serve como gatilho para que a interação e possibilita diversas formas de expressão direta entre os pequenos.
Durante o momento lúdico, tanto na sala de aula quanto na hora de deitar para dormir, é possível criar um ambiente de fácil entendimento, gerando identificação com o mundo real e promovendo curiosidade e atenção ao que é dito.
Entre as inúmeras vantagens de expor a criança a esses encontros com a literatura, também auxilia no desenvolvimento da escrita, verbalização / oralidade e do contato com os símbolos da escrita. Neste sentido há o desenvolvimento de autonomia, formulação de pensamento, capacidade de argumentação, e vivenciar de forma nao traumática diversas emoções como medo, angústias, ajudando de forma indireta a lidar com conflitos emocionais próprios, amenizando sobrecargas do cotidiano.
Neste sentido, quero utilizar como argumentação e sentido, os textos bíblicos, que são de extrema relevância na contrução de um sentido para a base da fé e existência no mundo secular, embasando experiencias com os heróis cristãos. O próprio Jesus utilizava-se de formas de linguagens conhecidas como parábolas para elucidar e argumentar seus ensinamentos, estimulando seus discípulos num processo de análise parábolas-contextualizacao pessoal para acelerar o processo de reconhecimento pessoal de seus seguidores.
A artista de música crista brasileira, Cristina mel, com mais de 30 anos de ministério no seguimento gospel e mais de 8 milhões de exemplares vendidos, tem dedicado seu tempo, paralelamente a carreira direcionada ao público cristão adulto, desenvolve um projeto bárbaro para a criançada. Já foram inúmeros trabalhos, alguns dentre eles, CDs, DVDs e agora lançou no mês que comemoramos o dia das crianças “histórias de pijamas” numa tentativa certeira para abarcar esta lacuna no mercado gospel, tão vazio de obras direcionadas e embasadas na literatura cristã, a educação e o desenvolvimento do caracter, personalidade cristã e propagação do evangelho aos pequeninos.
Contar histórias é uma prática antiga na sociedade. Através dessa prática que os textos bíblicos chegaram até os seus descritores originais. A oralidade é um mecanismo usado há muito tempo para propagar a cultura, expressando sentimentos, conhecimentos e experiências – o que mantém tradições e costumes.
Neste sentido que se embasa este novo projeto da “abelha rainha da música gospel”: gerar empatia pelo texto, através da fala de seus genitores, às crianças que deverás necessitam de trabalhos enriquecedores como este.
Há de se lembrar , que no mundo da Neurociencias, há inúmeros artigos científicos que comprovam, que através desta prática, aumenta -se o contato pais-filhos gerando união, amor, e despertando neste ser em evolução, o desenvolvimento de sentimentos de conexão com a nossa fé.
Esses são alguns fatores que mostram a importância da contação de histórias para a educação das crianças. Agora, depende de você a atitude de expor seu filho ao melhor conteúdo de educação cristã, “histórias de pijamas”.