Uma unanimidade: o Bar Luiz tem que voltar a receber cariocas e turistas de todos os cantos. Muito mais do que centenário, o estabelecimento vai completar 135 anos em janeiro de 2022. A reabertura significa um grande resgate cultural para reacender a felicidade de quem mora ou passeia pela Cidade Maravilhosa. Todo projeto para o retorno do Bar Luiz está sendo estruturado por meio de uma parceria entre a produtora GLP Marketing e a plataforma de vaquinhas on-line colaborativas Abacashi.
Os últimos anos não foram fáceis, muitas dificuldades, em um cenário que beirava ao caos. Primeiro, todo o descaso com a cultura e história do Rio de Janeiro, e logo em seguida, a pandemia. Agora chegou a hora de unir e reunir todos aqueles que são apaixonados pelo Bar Luiz.
Eduardo Maruche, da GLP MKT, foi quem aceitou o desafio de reestruturar o mais famoso dos bares do Rio, localizado na Rua da Carioca. E para isso, precisará de uma força tarefa para recuperar esse Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, símbolo de alegria, boas conversas, excelente gastronomia, gostosas lembranças e fantásticas histórias
“Garanto a vocês que eu, a proprietária Rosana Santos e todos os Amigos do Bar Luiz vamos reabri-lo e mantê-lo aberto. Vamos ajudar a revitalizar o nosso querido Rio de Janeiro e voltar a sentir orgulho de ser carioca! A tarefa é árdua, mas vamos em frente com a ajuda de todos,” disse Eduardo.
Fechado desde março deste ano por causa da pandemia, o Bar Luiz traz uma luz repleta de esperança, mostrando que, assim como todo brasileiro, é sinônimo de resistência.
Movimento #FicaBarLuiz
Agora, você que ama o Bar Luiz poderá abraçar essa causa em favor da cultura e da história. São três campanhas diferentes, mas todas com o mesmo objetivo: trazer o Bar Luiz de volta para sempre, e com ele, toda a alegria e irreverência do carioca.
Conheça, agora, as três campanhas:
1) Croquete do Bem: elegemos o famoso Croquete do Bar Luiz como o representante desta campanha. A tradicional iguaria vem sendo feita há décadas a partir de uma receita “secreta”, trazendo na bagagem muitas histórias. E é claro que esse patrimônio não pensa apenas nele. Uma parte do valor arrecadado será destinada ao Instituto Zeca Pagodinho, uma escola para crianças e adolescentes com capacitação artística e cultural por música sinfônica, artes integradas e cidadania, situada em Xerém, na Baixada Fluminense. O contribuinte ajuda o Bar Luiz e ao mesmo tempo colabora com esse importante projeto. Criado pelo querido cantor, sambista, botafoguense e portelense, o Instituto Zeca Pagodinho era um sonho, que virou realidade e desde 1999 transforma a vida da juventude da região.
Como funciona o Croquete do Bem:
Croquete consumo: contribuição de R$15 e pode consumir o croquete assim que o Bar Luiz reabrir. 5% vão para o Instituto Zeca Pagodinho.
Croquete doação: contribuição de R$15. 20% serão destinados ao Instituto Zeca Pagodinho.
– Contribuições a partir de R$10 reais, sem recompensa.
2) Bar Luiz de Carteirinha: o contribuinte faz uma doação e pode consumir o valor doado em até 60 dias. E tem mais: após 6 meses de doação mensal, você receberá um brinde de agradecimento feito com todo o carinho pela Equipe Bar Luiz. Quem é torcedor do Bar Luiz e do Rio de Janeiro, a hora é essa! O estabelecimento precisa da sua ajuda e da sua amizade para ficar de pé!
3) Amigos do Bar Luiz! Quem contribuir com um valor igual ou superior a R$2.500 nesta campanha, de maneira recorrente e mensal, ganhará um almoço para até 4 pessoas por mês com direito a sobremesa e bebidas ilimitadas. E uma recompensa, que na verdade é um super presente. Os 25 contribuintes mensais, que podem ser pessoa física ou empresa, terão seus nomes gravados em determinadas mesas do estabelecimento, tendo prioridade nas reservas
O Bar Luiz precisa de você!
Acesse www.barluiz.com.br e participe!
As três campanhas estão hospedadas na plataforma de financiamento coletivo, Abacashi. Atualmente, são mais de 700 mil usuários, mais de 80 mil vaquinhas on-line e agora chegou a vez do Bar Luiz.
Para Paula Britto, responsável pelas Relações Institucionais do Abacashi, a cultura é um direito humano e todo cidadão precisa desse resgate.
“Para nós, a participação nesse projeto significa mais do que arrecadar dinheiro. Significa manter a cultura viva e operante, com a esperança de que tempos melhores estão por vir e a expectativa de que o sorriso voltará aos rostos cariocas. E nós podemos, por meio da tecnologia oferecida pela plataforma Abacashi, causar um grande impacto”, acrescenta Paula.
O emblemático Bar Luiz representa e sintetiza toda a cultura brasileira. O local testemunhou os principais eventos da história do país, como a abolição da escravatura, a proclamação da república, a popularização do futebol e a construção do Cristo Redentor. Além disso, foi o Bar Luiz quem popularizou a venda do chope no Brasil.
O momento atual é de muita dificuldade, mas isso nunca será uma batalha solitária, porque um patrimônio não pode ser abandonado. A expectativa é que a campanha seja um sucesso proporcional à importância do Bar Luiz. Tudo isso com a ajuda dos amantes do berço da boemia, da arte, do samba, da bossa nova, da MPB e do movimento tropicalista. E agora, para sua reabertura, precisa da união de todos os seus frequentadores e admiradores. Todos juntos pelo movimento #FicaBarLuiz.
Faça parte dessa turma de amigos do bem! O Bar Luiz precisa da ajuda de todos para reabrir suas portas e assim permanecer.