O escritor e roteirista carioca, Paulo Lins, autor do aclamado Cidade de Deus, romance publicado em 1997 que deu origem ao filme de mesmo nome indicado para o Oscar em 2004, é o convidado dessa semana do ‘NOTAS DE ESCURECIMENTO_ Literatura Negro-Brasileira’.
A conversa entre os dois escritores é totalmente online e gratuita e tem como objetivo discutir as diversas questões que envolvem, desde sempre, a literatura produzida por autorxs negrxs brasileiros.
Organizado pelo também escritor, Plínio Camillo, a proposta é trazer para o centro da discussão, de forma dinâmica, os muitos conceitos que atravessam literatura produzida pelos autorxs negrxs do Brasil. Questões como a tentativa de ‘embranquecimento’ e a inviabilização que muitos destes autorxs sofreram, em períodos diversos, pelos cânones da (então) literatura ‘oficial’ brasileira não ficarão fora do debate.
Ressalte-se que o bate papo não tem público-alvo definido, ou seja, é aberto (e indicado) para todxs que desejam entender mais sobre as engrenagens que fundamentam a criação literária brasileira feita por autorxs negrxs.
Sobre os debatedores:
Criador/Organizador: Plínio Camillo é autor e roteirista. Formado em Linguística (UNICAMP/USP), também fez cursos de teatro (UNICAMP/Oficina Teatral Oduvaldo Vianna Filho); escreveu vários livros de contos, é produtor de quadrinhos e documentários. Também é ator, palestrante e educador social.
Convidado: Paulo Lins é romancista, roteirista, poeta e professor. Além de Cidade de Deus, obra amplamente reconhecida pelo público e pela crítica, escreveu outros romances e roteiros para cinema e TV.
Serviço
Data: 29/11
Horário: às 20 horas
Onde: https://youtu.be/UIZi1zpFSjM