Para celebrar a Semana da Transparência, o Méqui chamou o apresentador e ator Otaviano Costa para desmistificar informações sobre os ingredientes e processos da rede. Em seu perfil, o apresentador mostra a experiência de conhecer a cozinha mais famosa do mundo e revela algumas McCuriosidades sobre os produtos mais consumidos da rede. Assista ao vídeo no Instagram de Otaviano.
“Minha relação com o McDonald’s é muito antiga e fiquei muito feliz com o convite para fazer parte de uma iniciativa tão bacana como o Portas Abertas. Transparência sempre foi um valor a ser seguido pelas companhias e a pandemia reforçou essa necessidade. Com certeza, conhecer todo o processo por trás das refeições deliciosas que recebemos da cozinha, fortaleceu a minha confiança e me aproximou ainda mais do Méqui como consumidor”, comenta Otaviano Costa.
Com o intuito de informar o público e desmistificar algumas crenças sobre seus produtos e processos de produção, a marca lançou, em 2014, o programa Portas Abertas, que já recebeu mais de 10 milhões de consumidores brasileiros nas cozinhas do país.
Além do apresentador, a ação também contou com a participação de influenciadores regionais como Dicas Mara, O que fazer Curitiba, Hoje tem JP, Mércia Santos e Vito Israel.
A movimentação nas redes sociais está alinhada à algumas descobertas da empresa após uma pesquisa com mais de 1.800 consumidores brasileiros de sua base de dados. Para mostrar que o McDonald’s está #AbertoATodos a companhia buscou entender como a pandemia mudou a relação de seus clientes com as marcas, seus valores e a necessidade de uma maior transparência em processos e em temáticas como sustentabilidade. Entre os resultados do levantamento, destacam-se os seguintes pontos:
- 98% consideram que a transparência é o principal valor que as marcas devem oferecer aos seus clientes;
- 70% dos entrevistados afirmaram que seu vínculo com as empresas mudou e se mostraram mais preocupados com o planeta, a saúde, o bem-estar e a procedência dos produtos;
- Mais de 59% dos respondentes afirmaram que a pandemia os tornou mais abertos a mudar sua forma de pensar quando as empresas se mostram transparentes.
Para o McDonald’s, a transparência sempre foi uma premissa e algo natural, resultado de sua confiança em anos de aprimoramento de todos os detalhes que envolvem sua cadeia. A marca sabe da importância de compartilhar seus rígidos protocolos de segurança da rede e todo seu cuidado com a origem e procedência dos ingredientes.
A pesquisa também mostrou que os três principais temas que mais geram curiosidade entre o público são os hambúrgueres, as McFritas e os produtos com frango. Além dos processos de produção e a procedência dos produtos. São justamente esses temas que estão presentes nas interações com os influenciadores e também no site www.mcdonaldsdeportasabertas.com.br, que foi reformulado para trazer curiosidades, informações e respostas para as principais dúvidas dos clientes. O site também oferece a possibilidade de fazer um tour virtual, uma vez que as visitas presenciais estão suspensas por conta da pandemia. O Portas Abertas Online é uma experiência imersiva que permite ao usuário visitar o Méqui sem sair de casa. Também é possível conferir um e-book com curiosidades sobre o McLanche Feliz.
A marca acredita que ainda há muito espaço para conversar com seus consumidores de maneira aberta e genuína sobre o trabalho feito para garantir refeições deliciosas e preparadas com ingredientes de qualidade.
“Queremos ficar perto e, por isso, é importante para nós estarmos abertos para que nos conheçam mais e melhor. Estamos sempre olhando para diferentes maneiras de nos conectarmos com nossos clientes e de mostrar nossa preocupação com a qualidade e a segurança do alimento.”, explica Paulo Camargo, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.