UFRJvac deve começar a ser testada em humanos em novembro – Povo na Rua
banner vacina

UFRJvac deve começar a ser testada em humanos em novembro

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJvac, deve avançar para a fase de testes clínicos em humanos no último bimestre do ano, de acordo com a expectativa da coordenadora da pesquisa, a professora Leda Castilho. Mais de 150 páginas de resultados referentes à produção e ao controle de qualidade foram submetidas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para apreciação.
Com a pesquisa da UFRJvac em humanos liberada pela Anvisa, os pesquisadores vão buscar homens e mulheres acima dos 18 anos, sem limite de idade, já vacinados há pelo menos 12 semanas e que não tiveram covid-19 para o grupo de voluntários. O estudo prevê a participação de mil pessoas.
A coordenadora explica que uma das vantagens da vacina da UFRJ é que ela já está sendo ajustada para combate às variantes do coronavírus que estão circulando, como a Delta, Gama e Beta. De acordo com Castilho, as vacinas Moderna e Pfizer se baseiam no RNAm (RNA mensageiro) que codifica a proteína S do coronavírus. Quando injetado no ser humano, o corpo passa a produzir a proteína S, que é reconhecida como exógena, e por isso desencadeia a resposta imune e a produção de anticorpos.
Os cientistas do Lecc-Coppe/UFRJ conseguiram produzir, pela primeira vez, a proteína S antes do carnaval de 2020, ou seja, antes mesmo da confirmação do primeiro caso de doença no Brasil. A proteína, produzida e purificada na Universidade, tem sido utilizada na fabricação de testes sorológicos mais baratos do que os utilizados comercialmente, e de soro antiCOVID obtido em cavalos, assim como em pesquisas básicas realizadas em diversas instituições brasileiras.

Receba as notícias por e-mail

Siga o Povo Na Rua

Facebook Instagram