Com a evolução da comunicação digital durante a pandemia da COVID 19, muitas oportunidades foram geradas para quem trabalha online. Empresas adotaram o sistema de home office, escolas aplicaram aulas por videoconferência e até mesmo entrevistas de emprego passaram a ser online.
Além disso, outra profissão cresceu neste período: apresentador de live, que se tornou uma ótima saída para famosos que sofreram com a escassez de trabalhos artísticos durante a pandemia.
A live commerce, modalidade de vendas que une o streaming ao comércio eletrônico, é uma estratégia que se utiliza da interação das lives para impulsionar as vendas. É como se fosse um comércio ao vivo, para promover produtos e serviços dentro das plataformas e-commerce, que cresceram consideravelmente nos últimos anos e está ganhando adeptos do mundo todo.
Devido ao mundo cada vez mais conectado, a live commerce, desde quando surgiu na China, já reúne mais de 1000 sites de streaming ao vivo e a tendência é que continue em alta nos próximos anos.
A julgar pelo crescimento do comércio eletrônico no Brasil ao longo do ano da pandemia do coronavírus, tudo indica que esse formato tende a ganhar cada vez mais força. Afinal, a projeção é de que o e-commerce de um modo geral cresça 26% em 2021, segundo expectativa da Ebit|Nielsen.
Se você ainda não sabe do que se trata, Jana Moraes, pioneira na profissão de apresentação de lives no Brasil, apresenta o conceito de live commerce explicando por que elas devem fazer parte das ações de uma marca e de que forma elas ajudam no desenvolvimento do e-commerce.
“Comecei com as lives de vendas em 2017, quando ninguém falava sobre isso. E ainda por cima, fiz uma monografia inteira sobre esse assunto nesse mesmo ano. Esse com certeza é um dos meus principais diferenciais competitivos, e esse formato é um grande diferencial de mercado também. O maior desafio das empresas na pré-live é organizar esse evento, mas eu garanto que é muito mais fácil e simples do que se pensa. E no pós-live o importante é fazer as entregas e dar suporte para o cliente. Melhorar a gente sempre pode, mas acho que o mais importante nesse momento é começar”, explica Jana.
Formada em jornalismo pela FACHA/RJ, Jana foi apresentadora e vendedora do canal Shoptime por 4 anos e, desde 2017, atua como apresentadora de lives na internet para grandes marcas, como garota-propaganda e como mestre de cerimônias de eventos corporativos. A apresentadora também foi precursora de feirão online de imóveis e de carros nas redes sociais, assim como de lives para shoppings, por exemplo.
“As lives de vendas e live commerce são formatos que vieram para ficar. A empresa que ainda não faz, vale a pena começar a tentar e estar para não correr o risco de ficar para trás. Lembrando que esses formatos tem que ter um diferencial como desconto exclusivo ou brinde para dar estímulo para o cliente comprar”, diz Jana.
Detentora do recorde de 12 horas de transmissão ao vivo pela internet, o maior tempo brasileiro, Jana explica que as transmissões ao vivo são feitas nas redes sociais de seus clientes ou em plataformas especializadas, e que vão desde apresentações de ofertas semanais à feirões de carros e imóveis. Sempre com muita energia, carisma, estratégias de vendas e bom humor.
O live commerce é um exemplo prático de que modelos de vendas do passado podem ser perfeitamente readaptados e gerar bons resultados hoje. Embora na China ele venha sendo explorado há alguns anos, no mundo ocidental ganhou força só em 2020, muito por conta das restrições causadas pela pandemia de Covid-19. Com isso, o que parecia ser apenas uma tendência vem mostrando que tem muito mais fôlego do que se pensava. O live commerce já é uma realidade.
Perfil: @janamoraesoficial