No mês em que se celebra o Dia do Meio Ambiente, o Lecadô anuncia a parceria com a startup “Um Bom App”, que pretende diminuir o desperdício e ainda viabilizar produtos de qualidade com desconto. A ideia é promover a economia sustentável por meio de uma “troca” que beneficie tanto o empresário quanto o consumidor final. A expectativa é de que em um ano, a parceria entre o Lecadô e a startup evitem o descarte de aproximadamente 40 toneladas de produtos e a emissão de 93.360 kg de co2. Números que trazem esperança para o Brasil, que é um dos 10 países que mais descartam alimentos do mundo.
“Os produtos do Lecadô são elaborados no dia, sem conservantes e devem ser consumidos em até 24 horas. Mesmo com um rígido controle de produção para evitar desperdício, sempre temos um percentual de descarte. A parceria com a startup vai contribuir muito para diminuirmos esse excedente de forma sustentável e minimizar os impactos ambientais”, explica Agata Lago, gerente de Marketing do Lecadô. A rede carioca de franquias especializada em doces e salgados foi uma das primeiras empresas a apoiar a Um Bom App no Rio de Janeiro.
A ideia da startup surgir em 2020 diante do cenário imposto pela pandemia que obrigou muitos estabelecimentos a criarem novos modelos de venda para se manterem no mercado. Na outra ponta, estavam milhões de brasileiros que passaram a enfrentar o desemprego e a fome. Aliado a isso, o combate ao desperdício de alimentos e o incentivo de um consumo sustentável, se tornaram palavras de ordem. Foi aí que surgiu a Um Bom App, empresa criada em Foz do Iguaçu, que resgata o excedente diário de alimentos produzidos pelos estabelecimentos, que seriam descartados, e os vende com até 80% de desconto. A meta é vender comida boa com um propósito sustentável.
“Nosso objetivo é fazer circular boas refeições e dar a elas um propósito! Acreditamos em uma nova maneira sustentável e consciente de consumo, ao disponibilizar bons alimentos que pelo fato de não terem sido vendidos, encontrariam como destino o descarte“, explica Pedro Siniscalchi Corte ceo & Co Fundador da Startup Um Bom App.
Funciona da seguinte forma: o comerciante reúne ou produtos que não foram vendidos e os disponibiliza ao cliente por um valor bem menor em uma “Sacola Mágica”. Assim, o comprador nunca sabe o que pode vir na sacola, mas sabe que vai consumir produtos frescos e gostosos daquela marca.
Atualmente a startup está presente em Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Niterói, mas seus idealizadores planejam expandir o negócio para mais cidades do país. Entre as empresas parceiras estão confeitarias, padarias e restaurantes. Objetivo é incluir, futuramente, mercados e centros de distribuição. Desde que foi criado, mais de 100 estabelecimentos comerciais já se cadastraram no aplicativo, que está disponível na Play Store e na App Store. Vale conferir.
Passo-a-passo:
1. Baixe o aplicativo na Play Store ou App Store do seu celular ou tablet.
2. Escolha o estabelecimento credenciados que você preferir.
3. Pague com cartão de crédito ou no próprio App.
4. Retire sua Sacola Mágica diretamente no estabelecimento no horário disponibilizado.
5. Abra sua sacola, se surpreenda e aproveite sua refeição.
Números do desperdício de alimentos:
41.000 – Toneladas de Alimentos são descartados no Brasil Todos os dias
30% – De toada a comida produzida no Brasil é desperdiçada por ano
13 Milhões – De pessoas poderiam ser alimentadas com essa quantidade de comida