A Prefeitura do Rio começou a vacinação contra a covid-19 de duas faixas etárias por dia. Homens e mulheres de 44 anos dos grupos prioritários foram imunizados no turno da manhã. À tarde, foram atendidos quem tem 43 anos também dos grupos prioritários e que possuem comorbidades.
Na atual fase da campanha, a vacinação é voltada para pessoas com comorbidades (lista do PNI) ou com deficiência permanente, trabalhadores da saúde e guardas municipais envolvidos diretamente nas ações de combate à covid-19 e ações de vigilância das medidas de distanciamento social.
Os profissionais de saúde também devem procurar os postos de saúde de acordo com a idade, preferencialmente à tarde.
O atendimento para esses grupos é escalonado por gênero e faixa etária, conforme calendário. São ainda atendidas nesta etapa pessoas com síndrome de Down e com doença renal crônica (em diálise) a partir de 18 anos, sem escalonamento etário.
Gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos, também podem se vacinar. Por orientação do Ministério da Saúde, elas receberão apenas as vacinas Pfizer e CoronaVac, de acordo com a disponibilidade.
Para tomarem a vacina devem apresentar laudo médico detalhado justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento.
Confira:
Amanhã (19): 42 anos pela manhã e 41 à tarde
Quinta-feira (20): 40 anos pela manhã e 39 à tarde
Sexta-feira (21): 38 pela manhã e 37 à tarde
Sábado (22): 36 pela manhã e 35 à tarde