Governador Cláudio Castro tem intenção de retomar ocupação nas comunidades no segundo semestre – Povo na Rua
         

Governador Cláudio Castro tem intenção de retomar ocupação nas comunidades no segundo semestre

O governador Cláudio Castro anunciou a intenção de retomar a ocupação de comunidades do Rio a partir do segundo semestre deste ano. A informação foi publicada inicialmente pelo blog do jornalista Edimilson Ávila, no portal “G1”. O porta-voz da Polícia Militar, major Ivan Blaz, explica que o projeto funcionará como uma espécie de “repaginação” das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que permanecem em atividade em 28 favelas da capital. A princípio, a iniciativa não se estenderá a outros municípios.

A iniciativa, segundo Castro, levará diversos serviços às regiões ocupadas, “com o estado presente” – o que, no entender do governador, não aconteceu com as UPPs. A proposta, porém, ainda não está detalhada pelo Palácio Guanabara. O anúncio veio exatamente uma semana depois de uma operação da Polícia Civil que resultou em 28 mortes no Jacarezinho, incluindo a de um policial civil. Entidades de direitos humanos classificam os resultados da incursão como um “massacre” ou uma “chacina”.
No auge do projeto, lançado em 2008, durante a primeira gestão de Sérgio Cabral no governo do Rio, havia 38 UPPs espalhadas pela capital e a Baixada Fluminense. Em meio ao agravamento das crises financeira e política no estado, contudo, os índices de violência voltaram a disparar, e o programa ficou em xeque. O desmonte teve início intervenção federal na segurança pública fluminense, em 2018, quando foi anunciado o fim de diversas bases.